° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Banco do Nordeste destina recursos do FNE para financiamento de energia solar para pessoa física

Processo de concessão de crédito para instalação de energia solar residencial é um dos mais simples dentro do BNB

Por Thatiany Lucena

Superintendente do BNB, Hugo Queiroz

O consumidor que quiser instalar energia solar em sua residência pode contar com crédito do Banco do Nordeste (BNB). O setor é um dos focos da instituição e um dos poucos que permite concessão de crédito a pessoa física, segundo o presidente do BNB em Pernambuco, Hugo Queiroz. O executivo visitou o Diario nesta terça-feira (20).

Para as pessoas que buscam financiamento para projetos de energia solar residencial, Queiroz explica que esse é o processo mais simples realizado dentro do BNB. “Basta procurar uma agência, fazer cadastro e apresentar a conta de energia atual. O banco faz um cálculo em função do quanto a pessoa consome hoje de energia e dimensiona o financiamento para que fique viável para a pessoa”, aponta.

O superintendente explica que, "para a energia residencial, o ticket médio é pequeno, em torno de R$ 40 mil".

Queiroz, no entanto, esclarece que "grande parte do recurso ainda vai para projetos maiores e até para usinas de patamar intermediário”. Segundo Queiroz, quando se trata de um projeto mais estruturado, com maior capacidade de pagamento e que envolve mercado, a avaliação é um pouco mais aprofundada porque envolve outras variáveis.

Ainda de acordo com o superintendente, o setor é contemplado dentro do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). O FNE destina R$ 1 bilhão para o financiamento de infraestrutura, entre eles estão os de energia elétrica fotovoltaica.