° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Primeira fábrica brasileira da BYD é inaugurada no Nordeste

Na fábrica, serão montados três modelos. São eles: Dolphin Mini (100% elétrico), Song Pro (híbrido) e o King (híbrido)

Por Igor Fonseca

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante visita à linha de montagem de veículos da BYD

A BYD inaugurou, nesta quinta-feira (9), sua primeira fábrica no Brasil, localizada em Camaçari, na Bahia.

O evento de abertura da fábrica da greentech chinesa contou com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o presidente e CEO da BYD Global, Wang Chuanfu.

Além deles, também estiveram no evento o vice-presidente Geraldo Alckmin, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e o prefeito de Camaçari, Luiz Carlos Caetano.

Com a aproximação da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que acontece entre os dias 11 e 21 de novembro, em Belém (PA), a BYD anunciou a criação do primeiro carro super-híbrido plug-in com motor flex do mundo especialmente para o evento.

O modelo é o BYD Song Pro em uma edição especial e limitada, em homenagem à COP30.

O planejamento inicial é que a fábrica consiga produzir 150 mil veículos por ano em sua primeira fase e 300 mil em uma etapa posterior. Os carros produzidos no polo automotivo serão três: O Dolphin Mini (100% elétrico), Song Pro (híbrido) e o King (híbrido).

Ainda assim, Wang Chuanfu afirmou que 'no futuro, a BYD vai trazer outros modelos adaptados para o mercado brasileiro'. A empresa também assegurou que o complexo realizará a fabricação completa dos principais modelos da marca.

O evento desta quinta foi o marco da entrega da primeira das 26 instalações do complexo industrial, a maior base da BYD fora da Ásia, que, segundo a empresa, já gerou 1,5 mil empregos diretos.

Em seu discurso, Lula ressaltou amizade e 'irmandade' com a China, além de afirmar que os "problemas com os Estados Unidos devem ser resolvidos em breve" após reunião com o presidente do país, Donald Trump, que aconteceu na última segunda-feira (6).

O Presidente da República (PR) também afirmou que o plano é transformar a fábrica da BYD de Camaçari num ponto de revendas para toda América Latina.

Até 2021, o local abrigava uma fábrica da Ford. Em 2023, dois anos após o encerramento das atividades do empreendimento, o polo automotivo foi vendido ao governo da Bahia, que repassou para a BYD.