° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Fornecedores de cana farão protesto na Alepe para cobrar aprovação da LOA

Por Blog Dantas Barreto

Um protesto dos fornecedores de cana está marcado para as 9h do dia 7 de abril, em frente à Assembleia Legislativa, para pressionar os deputados a aprovarem a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. A LOA foi aprovada em dezembro do ano passado, porém recebeu vetos da governadora Raquel Lyra (PSD) porque o remanejamento orçamentário ficou em 10%. O Governo quer ampliar para 20%, mas as bancadas governista e de oposição não chega a um acordo.

Em virtude da crise apontada no setor, a Associação dos Fornecedores de Cana (AFCP) e o Sindicato dos Cultivadores de Cana no Estado de Pernambuco (SINDICAPE) receberam a garantia do Governo que receberiam ajuda financeira para a compra de fertilizantes. No entanto, foi dito que esse apoio só será possível se houver a mudança no índice de remanejamento.

“Cansados de esperar por essa medida, visto que o uso deste insumo tem prazo para aplicação em nossas lavouras, vamos todos para a frente da Assembleia protestar. Só com a aprovação da LOA conseguiremos o fertilizante prometido pela governadora Raquel Lyra. É muito importante a participação de todos”, diz a nota de convocação divulgada pela AFCP e pelo SINDICAPE.

Os vetos da governadora continuam sem serem pautados e o projeto que altera o percentual de remanejamento orçamentário também está travado e precisa ser aprovado na Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa, onde a oposição tem 5 membros e o Governo, 4.

AMPLIAÇÃO DAS BANCADAS

A expectativa da base governista está com o fim da janela para troca de partido para, a partir do dia 6, legendas como PSD e Podemos reivindicarem espaços nas três principais comissões: CCLJ, Finanças e Administração. Com isso, a tendência é os governistas passem a ter maioria e os projetos possam ser pautados e aprovados com facilidade.