Ao menos 500 turistas são evacuados do Grand Canyon por incêndio florestal
O incêndio devastou mais de 3.500 hectares de vegetação rasteira perto da Borda Norte do parque nacional
Pelo menos 500 turistas foram evacuados de uma área do famoso Grand Canyon, no sudoeste dos Estados Unidos, devido a um incêndio florestal próximo que se espalhava rapidamente, anunciaram as autoridades americanas nesta sexta-feira (11).
O incêndio White Sage, que começou na quinta-feira, devastou mais de 3.500 hectares de vegetação rasteira perto da Borda Norte do parque nacional e ainda estava fora de controle ao meio-dia de sexta-feira.
"Ontem à noite, a equipe do Grand Canyon evacuou com segurança aproximadamente 500 visitantes da Borda Norte devido ao incêndio", informou o parque na rede social X.
"Todos os visitantes deixaram a área, e os funcionários e residentes do parque permanecem resguardados em suas casas", acrescentou.
O incêndio está queimando fora do Parque Nacional do Grand Canyon, mas está se aproximando de Jacob Lake, no estado do Arizona, uma cidade conhecida como a porta de entrada para a Borda Norte.
Imagens fornecidas pelas autoridades mostram grandes colunas de fumaça subindo sobre o deserto de vegetação rasteira.
"Evacuamos cerca de 40 pessoas, mas muitas mais já haviam deixado a área antes de nossa chegada", disse Jon Paxton, porta-voz do xerife do condado de Coconino, à AFP, acrescentando que a maioria dos evacuados eram campistas.
A Borda Sul do parque, a área que atrai mais visitantes, continua acessível.
O Grand Canyon, uma garganta avermelhada escavada pelo rio Colorado, é um dos locais turísticos mais visitados dos Estados Unidos, com quase cinco milhões de visitantes por ano.
Outro parque nacional do sudoeste do país, o Black Canyon of the Gunnison, no estado do Colorado, foi esvaziado completamente na quinta-feira devido a outro incêndio.
Este último, causado por um raio, já devastou mais de 600 hectares, alimentado por fortes ventos, vegetação muito seca e temperaturas muito altas.
Também foi emitido um alerta por temperaturas extremas esta semana para o parque do Grand Canyon, com temperaturas esperadas que poderiam superar os 46°C à sombra em alguns lugares.
Na terça-feira, um excursionista de 67 anos foi encontrado morto no parque. Enquanto correm as investigações, os primeiros elementos sugerem que sua morte estaria relacionada com o calor.