{{channel}}
Comissão de Anistia oficializa apoio a série sobre ditaduras da América Latina
Diretores de Operação Condor convidaram Jamil Chade e Heleno Araújo como consultores

A Comissão de Anistia do Brasil, vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos, anunciou seu apoio à série de TV sobre as ditaduras militares da América Latina, “Operação Condor”, dirigida por Cleonildo Cruz e Luiz Gonzaga Belluzzo.
Os diretores celebraram o apoio institucional da Comissão de Anistia, destacando sua relevância para o sucesso do projeto.
"O apoio fortalece nosso compromisso com a preservação da memória histórica e a promoção da verdade sobre os crimes das ditaduras militares. Acreditamos que a série contribuirá para o fortalecimento da democracia e a defesa dos direitos humanos na América Latina”, disseram Cruz e Belluzzo, em nota conjunta.
Para garantir fidelidade aos eventos históricos retratados, os diretores convidaram o jornalista e ex-pesquisador da Comissão Nacional da Verdade, Jamil Chade, e o educador e presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo..
Chade ressaltou que a série vai além da simples revisão do passado, sendo fundamental para fortalecer a democracia.
"Investigar e revelar o que aconteceu no Brasil e na América Latina não é apenas olhar para o passado. É construir o futuro. Não há democracia sem memória, verdade e justiça", afirmou.
Para Araújo, a série ajudará a "desvendar a verdade" sobre as operações repressivas da ditadura e suas repercussões, não só na América Latina, mas também na Europa.
Apoio
A série tem conquistado o apoio de diversas entidades nacionais e internacionais, incluindo o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, o Grupo Prerrogativas, o Clube de Engenharia do Brasil, a Federação Interestadual dos Engenheiros (FISENGE), o Instituto Zuzu Angel, a Cátedra UNESCO/UNICAP de Direitos Humanos Dom Helder Câmara, o Fórum Nacional de Educação, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), a Associação Brasileira de Economistas e a Associação Brasileira de Imprensa.
Internacionalmente, destacam-se o Parlamento do Mercosul, a Corte Interamericana de Direitos Humanos da OEA, o Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos do Mercosul, o Museu de Memória e Direitos Humanos do Chile, além da Internacional de la Educación e sua vertente latino-americana.
Produção
A série de TV Operação Condor será composta por sete episódios:
- Chile: Pablo Neruda;
- Brasil: Memória, Verdade e Justiça;
- Argentina: Explosões de Automóveis;
- Uruguai: Voos da Morte;
- Paraguai: Ossadas de Desaparecidos;
- Bolívia: Desaparecimentos Forçados;
- Peru: Conexão Europa;
O cronograma das gravações inclui as seguintes datas e locais:
- Uruguai (Montevideo): 11/03/2025 a 27/03/2025
- Brasil (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul): 15/04/2025 a 30/04/2025
- Paraguai (Assunção): 13/05/2025 a 30/05/2025
- Argentina: 10/06/2025 a 27/06/2025
- Chile (Santiago do Chile): 15/07/2025 a 31/07/2025
- Peru (Lima): 12/08/2025 a 30/08/2025
- Bolívia (La Paz e Santa Cruz de La Sierra): 02/09/2025 a 20/09/2025