MERENDA ESCOLAR
Lula reduz número de alimentos ultraprocessados nas merendas escolares
Com a mudança anunciada nesta terça (04), o limite máximo de processados nas merendas cairá de 20% para 15% dos alimentos utilizados. Em 2026, haverá nova redução para 10%Publicado em: 04/02/2025 18:19
![]() |
Com a mudança anunciada nesta terça (04), o limite máximo de processados nas merendas cairá de 20% para 15% dos alimentos utilizados (foto: Ed Alves/CB/DA.Press) |
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai anunciar, nesta terça-feira (04), a redução de 20% para 15% a quantidade de alimentos processados e ultraprocessados nas merendas escolares. Em 2026, a taxa cairá novamente para 10%.
Lula anunciará a mudança durante o Encontro Nacional do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que ocorre nesta noite no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).
Segundo o Planalto, a medida vai impactar 40 milhões de alunos em quase 150 mil escolas públicas, que fornecem até 10 bilhões de refeições por ano para os alunos.
Alimentação saudável
Alimentos processados e ultraprocessados estão ligados a um maior risco de obesidade, colesterol alto, diabetes, doenças cardiovasculares, entre outras doenças crônicas. O objetivo do governo ao diminuir a quantidade permitida na merenda, portanto, é tornar a alimentação mais saudável nas escolas.
Lula vai anunciar ainda outras medidas ligadas à alimentação escolar, como um programa de capacitação para as merendeiras e nutricionistas, com investimento de R$ 4,7 milhões e reajuste na merenda para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Confira as informações no Correio Braziliense.