![(Foto: Divulgação) (Foto: Divulgação)]() |
Foto: Divulgação |
O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) e Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE), vai iniciar as obras de recuperação estrutural da ponte sobre o Rio Gravatá, na BR-232. Um desvio temporário será montado a partir deste sábado (8).
A conclusão das obras e a liberação do tráfego estão previstas para o dia 2 de abril deste ano, antes do feriadão da Semana Santa. Segundo o Departamento, os trabalhos são necessários para a garantia da segurança e mobilidade de quem trafega pelo local.
Considerando que a ponte foi construída na década de 1950, e desde então não recebeu manutenção adequada, a medida se faz necessária diante do comprometimento da estrutura, que foi agravado pelas fortes chuvas recentes.
Cronograma da obra
08/02/2025 – Implantação do desvio e início da operação do tráfego alterado, além do início do reforço do escoramento da ponte.
02/04/2025 – Conclusão do reforço do escoramento da ponte e fim da operação do desvio, com liberação do tráfego sobre a ponte.
02/05/2025 – Conclusão da restauração definitiva e liberação total da ponte.
Configuração de desvio
- A pista esquerda (sentido Caruaru – Recife) terá estreitamento iniciado no km 88.
- A pista esquerda permanecerá interditada entre os km 87 e 87,6.
- O tráfego será desviado para a pista direita (sentido Recife – Caruaru), que funcionará em pista simples (mão dupla) entre os km 87,6 e 87.
Além disso, o retorno localizado no km 87 será utilizado como parte do desvio, ficando temporariamente indisponível para conversões. Os motoristas que precisarem realizar o retorno nesse ponto deverão se deslocar até o retorno no km 90,3 para acessar a rodovia no sentido Caruaru – Recife.
Medidas de segurança e apoio operacional
Para garantir segurança e fluidez no trecho, o DER-PE, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), adotará as seguintes medidas:
Monitoramento contínuo do tráfego, com possibilidade de ajustes operacionais.
Reforço da sinalização viária, incluindo placas informativas e redutores de velocidade.
Controle do acesso não autorizado à área isolada, garantindo a segurança de usuários e equipes de trabalho.
Fiscalização do uso correto do desvio e do retorno do km 87, evitando acessos indevidos.
Sobre a obra
A recuperação estrutural da Ponte sobre o Rio Gravatá é uma ação emergencial que envolve a recomposição da estrutura, o reforço dos elementos de sustentação e a recuperação do pavimento. A obra será realizada em três fases principais:
Fase 1 (08/02 a 02/04) – Implantação do desvio e operação do tráfego em pista simples, com início do escoramento.
Fase 2 (02/04 a 02/05) – Conclusão do reforço do escoramento da ponte e fim do desvio, com liberação parcial do tráfego sobre a ponte.
Fase 3 (02/05) – Conclusão da restauração definitiva e liberação total da ponte.