![(Foto: Rafael Vieira/DP Foto) (Foto: Rafael Vieira/DP Foto)]() |
Foto: Rafael Vieira/DP Foto |
As fortes chuvas que caíram sobre Pernambuco afetaram o abastecimento de 15 sistemas de distribuição de água em diversos pontos do estado. Mas, mesmo com a redução das chuvas na Região Metropolitana do Recife, a Compesa informou que, por questão de segurança, só retomará a distribuição de água em áreas de morro a partir desta sexta-feira (7).
Nesta quinta-feira (6), os técnicos da Companhia vistoriaram as redes localizadas no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Goiana e Camaragibe. Novas vistorias serão realizadas nesta sexta, para que os sistemas voltem a operar de forma segura em localidades de risco de deslizamentos.
Inicialmente, a Compesa cogitou retomar o abastecimento nas áreas de morros nesta quinta, mas técnicos alegaram que seria mais seguro voltar com a liberação de água na sexta. Foram levados em conta as condições do solo encharcado e os alertas da Defesa Civil.
Áreas de morro com abastecimento suspenso:
Recife: Água Fria, Alto José Bonifácio, Alto José do Pinho, Alto Santa Terezinha, Beberibe, Bomba do Hemetério, Brejo da Guabiraba, Brejo de Beberibe, COHAB, Coqueiral, Córrego do Jenipapo, Dois Unidos, Guabiraba, Jordão, Lagoa Encantada, Linha do Tiro, Macaxeira, Milagres, Morro da Conceição, Nova Descoberta, Pacheco, Passarinho (Recife), Peixinho, Sítio dos Pintos (Dois Irmãos), Três Carneiros, UR 07 Várzea, URs 01, 02, 03, 04, 05, 10, 12 e Vasco da Gama.
Jaboatão dos Guararapes: Alto do Vento, Cascata, Cavaleiro, Curado 1, parte do Curado IV e Curado V, Centro, Dois Carneiros, Floriano, Jardim Jordão, Santo Aleixo, Socorro, Sucupira, URs 06, UR-11, Vila Rica e Zumbi do Pacheco.
Olinda: Águas Compridas, Alto da Bondade, Alto da Nação, Alto do Cajueiro, Alto do Sol Nascente, Amaro Branco, Bonifácio Jansen, Bonsucesso, Bultrins, Córrego do Gibraltar, Guadalupe, Monte, V8 e Varadouro, Córrego do Abacaxi e Monte (parte alta)
Camaragibe: Alberto Maia, Aldeia, Alto Santo Antônio, Areeiro, Sítio Fantainha, Tabatinga e Vera Cruz.
Paulista: Maranguape 1 (parte), Mirueira, Arthur Lundgren e Jardim Paulista.
Abreu e Lima: Alto São Miguel, Alto José Bonifácio (Barracão) e Caetés I ( parte).
Goiana: Ponta de Pedras.
Falta de atinge cidades fora do Grande Recife
Os 15 sistemas de distribuição da Compesa que estão paralisados estão nas cidades de Aliança, Itaquitinga, Timbaúba, Olinda, Igarassu, Abreu e Lima, Paulista, Recife, Goiana, Garanhuns, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes e Vitória de Santo Antão.
São seis sistemas inoperantes em decorrência da qualidade água dos mananciais e cinco por falta de energia. Três tiveram unidades inundadas e uma adutora se rompeu em Garanhuns, que integra o Sistema Mundaú.
Três unidades tiveram as captações de água inundadas com impacto no abastecimento de água de Vitória de Santo Antão, parte de Goiana e Porto de Galinhas (Ipojuca).