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ALARME FALSO

SDS recebeu quase 100 mil trotes em 2024

O Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), recebeu no ano passado, 92.196 chamadas falsas, que representa 252 por dia

Publicado em: 15/01/2025 12:11

Os trotes corresponderam a cerca de 3,6% de todas as chamadas mensais que o Ciods recebeu (Foto: CICOM/SDS)
Os trotes corresponderam a cerca de 3,6% de todas as chamadas mensais que o Ciods recebeu (Foto: CICOM/SDS)
 
Os serviços de emergências policiais da Secretaria de Defesa Social (SDS) continuaram a receber chamadas falsas no ano passado, trazendo vários prejuízos para SDS e para a população pernambucana. 

A SDS informou que, apenas em 2024, o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods) recebeu um total de 2.559.096 ligações para os números 190 e 193, das quais 92.196 foram trotes.

No ano passado, os trotes corresponderam a cerca de 3,6% de todas as chamadas mensais que o Ciods recebeu. 

Ainda segundo o Ciods, foram recebidas uma média de 7 mil ligações por dia, das quais 252 corresponderam a comunicações falsas de ocorrências. 

As consequências destas ações, são a perda de tempo, o congestionamento das linhas e o gasto de recursos sem necessidade, dificultando o atendimento das ocorrências reais, muitas vezes de urgência, pelas equipes de segurança e salvamento como a Polícia Militar, Polícia Civil, Científica e Corpo de Bombeiros. 

A SDS informou ainda que o trote é crime, conforme o Artigo 266 do Código Penal Brasileiro, com pena de um a seis meses de detenção por falsa comunicação de crime, e/ou pena de detenção que pode ir de um a três anos por interrupção ou perturbação de serviço telefônico, telegráfico, telemático ou de informação pública.

Segundo o gerente-geral do Ciods, coronel Alexandre Tavares, os trotes para os serviços de emergência das Forças Policiais são feitos por pessoas de todas as idades, porém com maior prevalência de crianças e adolescentes.

“Por isso, é preciso reforçar a importância de conscientizar a população, incluindo as crianças e adolescentes, uma vez que a prática causa um prejuízo enorme para a Segurança Pública e também para o cidadão que realmente precisa do atendimento. Muitas vezes, o uso correto do serviço ajuda a salvar vidas”, esclareceu o coronel.

Samu alerta para o período de férias
O Samu ainda destaca que uma ligação falsa pode atrasar o atendimento a um acidente de trânsito, uma pessoa com parada cardíaca ou até uma criança em situação de afogamento (Foto: Arquivo/DP)
O Samu ainda destaca que uma ligação falsa pode atrasar o atendimento a um acidente de trânsito, uma pessoa com parada cardíaca ou até uma criança em situação de afogamento (Foto: Arquivo/DP)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também destacou que, durante o período de férias escolares, os trotes aumentam e trazem prejuízos que podem custar vidas.

Somente no período das férias de janeiro de 2024, o Samu registrou 1.328 ligações falsas entre as 65.666 chamadas totais recebidas, o que representou 2,02% do total. 
O Samu ainda destaca que uma ligação de falsa ocorrência pode atrasar o atendimento a um acidente de trânsito, uma pessoa com parada cardíaca ou até uma criança em situação de afogamento.

Durante as férias, os acidentes se tornam mais frequentes devido ao aumento da prática de atividades recreativas, viagens e até mesmo pelo consumo de álcool, o que também pode causar maiores riscos de acidentes e emergências.  

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