Rain25° / 27° C

EUA

Donald Trump toma posse nesta segunda-feira (20)

Ex-presidente Jair Bolsonaro foi proibido de viajar aos Estados Unidos para prestigiar cerimônia; Lula não foi convidado

Publicado em: 20/01/2025 06:31

 (SCOTT OLSON / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)
SCOTT OLSON / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Aos 78 anos, Donald Trump será empossado como o 47º presidente dos Estados Unidos da América nesta segunda-feira (20), junto ao vice-presidente eleito, J.D. Vance. A cerimônia, conhecida como “Inauguration Day” (Dia da Inauguração), será realizada ao meio-dia, no Capitólio – sede do poder Legislativo no país.

Esta é a segunda vez na história dos EUA que um presidente retorna à Casa Branca para um segundo mandato não consecutivo. A primeira vez foi em 1893, com o ex-presidente Grover Cleveland.

Devido ao mau tempo previsto, a solenidade deve acontecer dentro do congresso, sem contar com a multidão de apoiadores que tradicionalmente se reúne na área aberta de frente para o parlamento. A capital americana, Washington D.C., pode enfrentar uma onda de frio de até 6ºC negativos.

A posse será antecedida por uma celebração religiosa, como de costume desde 1933, quando Franklin D. Roosevelt assumiu o Executivo do país. Ambos Trump e Vance são cristãos, mas enquanto o presidente eleito é protestante, seu vice é católico.

Cerimônia

No Capitólio, Trump e Vance prestam juramento de posse em frente ao presidente da Suprema Corte, John Roberts. Em seguida, o 47º chefe do Executivo fará seu primeiro discurso da nova gestão. O presidente empossado desfila do Congresso à Casa Branca, através da Avenida Pensilvânia.

O presidente Joe Biden e a vice-presidente Kamala Harris confirmaram presença na posse. Vale lembrar que Trump não compareceu à posse dos sucessores em 2021 – sendo o primeiro ex-presidente em mais de 150 anos a faltar à cerimônia. Barack Obama também confirmou presença, mas sem a companhia da ex-primeira dama Michelle Obama.

Apesar de ser comum que líderes mundiais não compareçam às cerimônias de posse por questões de segurança, Donald Trump convidou diversos chefes de Estado para o Dia da Inauguração.

O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) não foi convidado. O presidente da China, Xi Jinping, recusou o convite. Nomes da direita como o presidente argentino Javier Milei, e a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni são esperados no evento.

Os bilionários proprietários das grandes empresas de tecnologia dos EUA, como Elon Musk, Mark Zuckerberg e Jeff Bezos – que disputam a atenção de Trump – confirmaram presença na solenidade, e sentarão ao lado do primeiro escalão do presidente eleito.

Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi convidado para a posse de Trump, mas foi impedido de viajar aos Estados Unidos por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Ele será representado pela sua esposa, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL).

Bolsonaro teve seu passaporte apreendido em fevereiro de 2024, durante a Operação Tempus Veritatis, da Polícia Federal (PF), que investiga um possível golpe de Estado que o manteria o no poder.

O ex-presidente recorreu à decisão de Moraes, afirmando que a viagem seria pontual, mas não mudou a posição do ministro, que argumentou a falta de comprovação de um convite oficial ou de interesse público que justifique a viagem, além da possibilidade de Bolsonaro tentar fugir do país.
Tags: lula | bolsonaro | posse | trump |

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua