FORÇAS ARMADAS
"Privilégios? Vem pra Marinha", slogan do Dia do Marinheiro
Vídeo de campanha institucional repercute mal diante do pacote fiscal anunciado na semana passada, cujas medidas iriam no sentido de combater "privilégios" dos militares e dar "igualdade" no tratamento da carreira militar em relação a outras atividades laboraisPublicado em: 01/12/2024 12:20 | Atualizado em: 01/12/2024 12:23
Cena do vídeo do Dia do Marinheiro, em que a Marinha rebate críticas de que há privilégios nas Forças Armadas (Marinha Brasileira/Reprodução) |
Preocupado com a imagem das Forças Armadas, o comandante da Marinha, Marcos Olsen, mandou mudar o slogan da campanha institucional pelo Dia do Marinheiro, comemorado em 13 de dezembro. O vídeo que a Armada lança, neste domingo (1º/12), na solenidade de troca da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes, já traz a nova mensagem: “Privilégios? Vem pra Marinha!”. O vídeo também marca a estreia da Marinha na plataforma TikTok, muito popular entre os jovens.
O vídeo original trazia imagens da árdua rotina de treinamento dos militares da Marinha e terminava com o slogan “Quer moleza? Vêm pra Marinha!”. A ideia era mostrar que o serviço militar é rigoroso, com muitas privações, mas, ao mesmo tempo, estimulante e desafiador. Mas, diante da repercussão do pacote fiscal anunciado na semana passada pela equipe econômica do governo, de que as medidas iriam no sentido de combater “privilégios” dos militares e dar “igualdade” no tratamento da carreira militar em relação a outras atividades laborais, o comandante Olsen mandou a equipe de comunicação do órgão refazer o vídeo institucional.
O comandante da Armada tem dedicado atenção especial em relação à comunicação e ao uso das redes sociais. No ano passado, a Marinha pediu à compositora Adriana Calcanhoto autorização para usar a música Ah, se eu fosse marinheiro no vídeo da campanha passada. A autorização foi dada e a repercussão acabou superando as expectativas, com muito engajamento nas redes. A ideia é manter a estratégia de comunicação a partir das plataformas.
A entrada da Marinha com uma conta oficial no TikTok faz parte dessa nova estratégia. Olsen quer atingir justamente o público mais novo e atraí-lo para a carreira militar, que, a cada mudança promovida pelo governo, perde atrativos. Mas o comandante quer, ao mesmo tempo, combater a imagem de que os militares são privilegiados em relação a outras atividades profissionais do serviço público.
Pronta resposta
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS