Clouds28° / 28° C

GUERRA

ONU aprova conferência para estabelecer a solução de dois Estados

Projeto de resolução recebeu a maioria dos votos a favor, com o apoio de 157 Estados-membros, oito votos contra e sete abstenções

Publicado em: 04/12/2024 12:09

Tela mostra os resultados da votação da resolução "Solução pacífica da questão da Palestina" na 46ª reunião plenária da Assembleia Geral (Foto: KENA BETANCUR/AFP
)
Tela mostra os resultados da votação da resolução "Solução pacífica da questão da Palestina" na 46ª reunião plenária da Assembleia Geral (Foto: KENA BETANCUR/AFP )
A Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou a convocação de uma Conferência Internacional em junho de 2025, em Nova Iorque, com o objetivo de alcançar uma “solução pacífica” para a questão palestina e a implementação da solução de dois Estados.
 
O projeto de resolução recebeu a maioria dos votos a favor, com o apoio de 157 Estados-membros. No entanto, recebeu oito votos contra, incluindo Israel, Estados Unidos, Argentina, Hungria, Micronésia, Nauru, Palau e Papua Nova Guiné, além de sete abstenções.
 
A Conferência Internacional adotará um documento orientado para a ação e visa traçar urgentemente um caminho irreversível em direção à solução pacífica dois Estados, com foco na obtenção de uma paz justa, duradoura e abrangente no Oriente Médio. A resolução exige que Israel e Palestina cumpram as suas obrigações sob o direito internacional e acordos assinados anteriormente e salienta que Israel, como potência ocupante, deve cumprir as suas obrigações conforme descrito no parecer consultivo do Tribunal Internacional de Justiça (TIJ).
 
 “157 Estados-membros apóiam a resolução sobre a declaração pacífica da questão da Palestina, incluindo as conclusões do TIJ sobre a ilegalidade da presença de Israel no Território Palestino Ocupado e a realização de uma Conferência Internacional de Alto Nível em junho de 2025 para promover a implementação das resoluções da ONU sobre a questão da Palestina e a solução de dois Estados”, exaltou Majed Bamya, embaixador adjunto da Palestina nas Nações Unidas.
 
A Conferência ainda será precedida por uma reunião preparatória em maio do ano que vem.
Tags: guerra | israel | palestina | onu |

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua