Rain25° / 27° C

ESG

Programa leva estudantes da rede pública de Belo Jardim para Portugal

Iniciativa ESG da Baterias Moura, programa educacional começa intercâmbio nesta quinta (14) e contempla 15 alunos

Publicado em: 12/11/2024 18:31

No próximo dia 14 de novembro, 15 alunos e um professor da rede pública de Belo Jardim embarcam para um intercâmbio em Portugal, parte do projeto "Eta uma vez...Brasil", uma iniciativa da Baterias Moura, por meio do Instituto Conceição Moura, com práticas ESG.

O projeto é estruturado em um percurso que vai além da sala de aula e busca recontar a história nacional também sob a ótica afro-brasileira e indígena, para além da portuguesa-europeia.

Desde o início de 2024, o programa envolveu 497 estudantes e 14 professores da rede pública de Belo Jardim em atividades que culminaram na produção de histórias em quadrinhos (HQs) e curtas-metragens sobre temáticas culturais, identitárias e étnicas, trazendo à tona dimensões muitas vezes ausentes dos livros didáticos.

 (Divulgação)
Divulgação


Dos estudantes que participaram do processo, 15 terão agora a oportunidade de vivenciar essa experiência do outro lado do Atlântico.  

O intercâmbio representa a penúltima fase de uma imersão cultural pedagógica que incluiu experiências em comunidades tradicionais, como o Quilombo Barro Branco, na zona rural de São Bento do Una. Além das vivências, os jovens participaram de oficinas de arte-educação, envolvendo audiovisual, interpretação, roteiro e outras habilidades.

“Acreditamos que, ao aprofundar o conhecimento sobre nosso passado, os adolescentes e jovens participantes ganham uma compreensão mais rica dos desafios contemporâneos, capacitando-se a serem protagonistas na construção de soluções para o futuro”, destaca Lorena Tenório, coordenadora Executiva do Instituto Conceição Moura.

Iniciado em 2016, o programa é uma realização da Origem Produções e conta com a parceria fundamental da Baterias Moura, que patrocina o “Era Uma Vez… Brasil” pelo oitavo ano consecutivo.

O projeto ainda tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação e do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet. 

Mais notícias