Clouds25° / 27° C

RIO DE JANEIRO

Encontro global G20 Favelas visa o desenvolvimento das comunidades

Acontecimento vai até 16 de novembro de 2024 e reúne líderes, empreendedores, influenciadores e moradores das favelas do país para debater temas essenciais

Publicado em: 14/11/2024 13:20

 (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Nesta quinta-feira (14), no Rio de Janeiro, começa o G20 Favelas, organizado pela Central Única das Favelas (CUFA) em parceria com a Frente Nacional Antirracista (FNA) e a Frente Parlamentar em Defesa das Favelas, com apoio da UNESCO e do G20 Social. O acontecimento vai até 16 de novembro de 2024 e reúne líderes, empreendedores, influenciadores e moradores das favelas do país para debater temas essenciais ao desenvolvimento social, econômico e cultural destes territórios.
 
Já o G20 Social é outro evento paralelo na cidade que visa ampliar a participação de atores não-governamentais nas atividades e nos processos decisórios do G20, que durante a presidência do Brasil tem por lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”.
 
O objetivo do G20 Favelas é dar visibilidade às necessidades e soluções das favelas, promovendo discussões sobre políticas públicas, empreendedorismo, inovação, cultura e educação. Além disso, o evento cria oportunidades de conexão entre favelas e grandes marcas, organizações e autoridades. Ao longo dos três dias, as conferências proporcionarão um espaço para que representantes das favelas de todo o mundo compartilhem suas demandas e propostas, fortalecendo o protagonismo e contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

“O G20 Favelas reconhece que as favelas não são apenas espaços de carência, mas também de criatividade, inovação e resiliência. Muitas das soluções para os desafios globais, como a desigualdade e as crises climáticas, podem e devem vir das favelas. Afinal, quem vive e enfrenta essas dificuldades diariamente têm uma compreensão única de como superá-las” afirma Celso Athayde, fundador da CUFA.

Participam do G20 Favelas, o presidente da CUFA Rio de Janeiro Preto Zezé; Marlova Noleto Diretora e Representante da UNESCO no Brasil; Edson França membro da UNEGRO e da Frente Nacional Antirracista; Thais Bernardes, CEO Notícia Preta e da Escola de Comunicação Antirracista; Macaé Evaristo, Ministra dos Direitos Humanos e Cidadania; Márcio Macedo, Ministro-chefe da Secretária-Geral da Presidência da República; Kalyne Lima, presidente nacional da CUFA; Amauri Soares, Jornalista e Diretor Geral da TV Globo e Sandra Jovchelovitch da London School.
 
Também entre os convidados estão à cantora Ludmilla, Cafu, o ex-jogador de futebol e capitão da Seleção Brasileira; o jornalista e palestrante Manoel Soares; o médico e criador de conteúdo digital Fred Nicácio, a dançarina e Embaixadora do Festival de Parintins Isabelle Nogueira; Samantha Almeida – Diretora de criação e conteúdo da TV Globo; MV Bill – Rapper e escritor brasileiro; Aline Midlej – Jornalista e Cientista Social; Vovo Ile – Fundador do bloco afro o Ilê Aiyê; Henrique Silveira da Prefeitura do Rio e Assessor Especial do Comitê Rio G20; Edson Leite – Chef de Cozinha e Empresário, entre outros.
Tags: rio de janeiro | g20 |

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua