Clouds25° / 27° C

CANTATA DE NATAL

Caixa de Natal projeta mais de 100 mil pessoas em sua 10ª edição

Espetáculo inaugura o calendário de festividades natalinas no Recife, reunindo um coral de crianças e as participações especiais de Hamilton de Holanda e Alceu Valença

Publicado em: 30/11/2024 06:00 | Atualizado em: 29/11/2024 18:10

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
Com ruas enfeitadas de luzes e panetones ocupando as prateleiras, as festas de fim de ano já se anunciam no Recife. Mas é a tradicional “Caixa de Natal”, neste domingo, às 18h, no Marco Zero, que inaugura o ciclo natalino da capital pernambucana. Em sua 10ª edição, o espetáculo terá as participações especiais do cantor e compositor Alceu Valença e do instrumentista Hamilton de Holanda. A apresentação é gratuita e a estimativa da organização é receber cerca de 100 mil pessoas para assistir à cantata.

Uma das principais celebrações natalinas do país, o evento é realizado nas janelas e varanda da Caixa Cultural Recife, na Praça do Marco Zero. O projeto reúne crianças e jovens do Coral Caixa de Natal que cantam clássicos natalinos e canções populares da cultura nordestina. Para esta edição, o coral receberá nove coralistas adultos que fizeram parte das primeiras edições do evento, formando um coral misto composto por 40 vozes, conduzidos pelos regentes Gilvan Lucas e Bruna Renata.

A apresentação deste ano, que marca os dez anos do espetáculo, se torna ainda mais especial com o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Recife, concedido no início de novembro em reconhecimento à sua importância histórica e cultural. Raquel Gomes, gerente da Caixa Cultural Recife, celebra a conquista. “A conquista do título de patrimônio imaterial valida o impacto da ‘Caixa de Natal’, não apenas como parte do calendário festivo do Recife, mas como uma iniciativa de grande alcance social, que beneficia crianças, suas famílias e a comunidade em geral”.

 A “Caixa de Natal” foi apresentada pela primeira vez em 14 de dezembro de 2014, com 25 mil pessoas acompanhando a cantata. Na edição seguinte, o público dobrou, até alcançar o pico de 110 mil, em 2019. “Eu já percorri quase todo o Brasil acompanhando eventos de Natal e, em termos de proporção e grandiosidade, o Caixa de Natal se destaca. Para comparação, a famosa cantata de Curitiba atrai uma média de 20 mil pessoas por edição. No Marco Zero, conseguimos reunir 100 mil pessoas”, afirma o produtor Luiz Carlos Filho, o Lulinha.

Mais do que promover acessibilidade e democratização cultural, a Caixa de Natal se configura como uma iniciativa transformadora, que cria oportunidades para crianças e jovens em situações de vulnerabilidade e abandono. “São 12 meses intensos de trabalho social, recuperando, resgatando e incentivando nossas crianças por meio de atividades no contraturno escolar. Usamos a música como ferramenta de transformação social, combatendo a evasão escolar, o trabalho infantil, o tráfico e o uso de drogas. É uma emoção contínua, vivida e renovada durante todos os meses do ano”, exalta Lulinha, emocionado.
 
Renomado instrumentista Hamilton de Holanda vai comparecer à Caixa de Natal (Foto: Divulgação)
Renomado instrumentista Hamilton de Holanda vai comparecer à Caixa de Natal (Foto: Divulgação)
 
Hamilton de Holanda, exímio bandolinista carioca, festejou a segunda participação na cantata em depoimento enviado ao Diario. “É com imensa alegria que retorno às varandas do Caixa de Natal, em Recife, para celebrar a magia dessa época tão especial. Participar pela segunda vez desse projeto é uma honra, ainda mais ao lado de Alceu Valença e do emocionante coro de crianças e jovens Caixa de Natal. Juntos, vamos compartilhar música, afeto e a força transformadora da arte. Recife tem um calor humano único, e poder fazer parte dessa festa é um presente que levo no coração.”
 
Atração deste ano, Aceu Valença era amigo do músico Paulo Rafael, um dos responsáveis pela Caixa de Natal (Foto: Juarez Ventura)
Atração deste ano, Aceu Valença era amigo do músico Paulo Rafael, um dos responsáveis pela Caixa de Natal (Foto: Juarez Ventura)
 
Ex-guitarrista de Alceu Valença, o instrumentista e produtor musical Paulo Rafael (1955-2021) era embaixador do projeto e encantou o público com suas inesquecíveis performances de rock no alto da varanda. Alceu falou sobre o significado de ocupar o espaço do querido amigo. “Cheguei a assistir uma edição do Caixa de Natal, quando meu querido amigo e parceiro musical, o guitarrista Paulo Rafael, comandava o projeto. Agora terei a oportunidade de participar em cena. É uma grande alegria pra mim, e muito emocionante, também”.

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua