TEST DRIVE
Yuan Pro: ficha técnica e impressões do SUV compacto da BYD
De acordo com a montadora, o modelo tem autonomia de 390 km e alcança 100 km/h em 7,9 segundos
Publicado em: 09/09/2024 08:55 | Atualizado em: 09/09/2024 14:56
Foto: Divulgação/BYD |
A BYD marcou sua entrada no mercado de SUVs compactos com o lançamento do novo elétrico Yuan Pro. Com preço inicial de R$ 182.800, o Yuan chega como o SUV compacto 100% elétrico mais barato do mercado. Segundo dados da Greentech, a bateria de 45,1 kWh oferece ao carro autonomia de 390 km no ciclo urbano e de 316 km na estrada. Entretanto, ao ser aplicada 30% de correção, sugerida pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), a autonomia do Yuan Pro cai para 250 km.
Com velocidade máxima de 160 km/h, o Yuan segue a linha dos outros modelos da BYD, que fazem o zero a 100 km/h em menos de 10 segundos. A potência do SUV é de 177 cavalos e o torque, de 29 kgfm. Assim, ele precisa de 7,9 segundos para chegar aos 100 km/h.
Na parte interior, o carro oferece bancos confortáveis e possibilidade de ajustes elétricos para o motorista (seis posições) e o passageiro (quatro posições).
O carro traz toda a tecnologia da BYD, com câmeras panorâmicas 3D de 360°, central multimídia de 12,8 polegadas, carregamento sem fio para smartphones e mais.
O Yuan Pro utiliza a plataforma e-3.0 com sistema 8 em 1, onde os componentes do powertrain, motor, carregador, conversor, inversor e controlador estão conectados, buscando otimizar o desempenho do veículo.
Sobre a segurança e o conforto do SUV compacto, é oferecido o pacote ADAS 1. O ADAS (Sistema de assistência ao motorista) vem com sistema de Direção Assistida Elétrica (C-EPS), freios ABS, Controle de Tração, Sistema de Distribuição da Força de Frenagem, Assistência de Partida em Rampas (HHC), entre outros recursos do ADAS 1.
PRIMEIRAS IMPRESSÕES
O Diario de Pernambuco fez o test drive do novo Yuan Pro a convite da BYD.
O que chamou a atenção durante test drive promovido pela greentech foi a combinação da direção confortável com a potência e o silêncio, uma das marcas registradas da empresa.
É possível sentir a potência de 177 cavalos ao acelerar de 0 a 100 km/h.
A aerodinâmica do carro permite, mesmo em alta velocidade, sentir o controle do carro. Uma das características do SUV compacto 100% elétrico é a facilidade nas curvas.
BYD Yuan Pro vale à pena?
O problema que o Yuan enfrenta, entretanto, são os outros modelos da própria BYD.
A empresa chinesa fez vários lançamentos no Brasil em 2024.
Em julho, chegou o Song PRO, SUV híbrido da marca, que tem, segundo a BYD, cerca de mil quilômetros de autonomia combinando gasolina e o motor elétrico. Atualmente, o Song PRO custa R$ 195.800.