ELEIÇÕES 2024

TRE-PE faz testes de Integridade e Autenticidade das urnas eletrônicas

Auditorias acontecem na véspera da eleição

Publicado em: 13/09/2024 14:29

 (TRE-PR/Divulgação)
TRE-PR/Divulgação
No dia anterior ao primeiro turno das eleições municipais, que acontecem em 6 de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) sorteia as 35 urnas eletrônicas que serão submetidas aos testes de Integridade e Autenticidade dos Sistemas Eleitorais.

As auditorias validam o funcionamento da captação e apuração dos votos, e acontecem antes de cada turno eleitoral desde 2002.

O sorteio é realizado em cerimônia pública a partir das 7h do dia 5 de outubro, na sede do TRE-PE. A Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Cave) é formada por servidores do Tribunal, e presidida pela juíza Sandra Beltrão.

Das 35 urnas, 27 serão submetidas ao Teste de Integridade e oito ao Teste de Autenticidade. 

O evento pode ser acompanhado presencialmente ou por meio de transmissão on-line, no canal do TRE-PE no YouTube. Para participar de forma presencial, é necessário preencher o formulário de credenciamento e enviar para o e-mail auditoriadavotacao@tre-pe.jus.br, até o dia 26 de setembro de 2024.

Teste de Integridade

Após o sorteio, 25 urnas são retiradas de seus locais de votação e levadas a sede da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), na Rua Desembargador Otílio Neiva Coêlho, s/n, Ilha Joana Bezerra, área central do Recife.

As outras duas urnas serão submetidas ao Teste de Integridade com biometria, na Escola Barbosa Lima, localizada na Rua Joaquim Nabuco, no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife. O segundo teste necessita da identificação biométrica de eleitores voluntários da própria seção auditada para a liberação do voto na urna, da mesma forma que é feito em uma eleição real.

Os testes simulam, em ambiente controlado, uma votação com dados reais de eleitores e candidatos.

Na Esmape, 170 voluntários farão a digitação dos votos tanto na urna eletrônica quanto no Sistema de Apoio à Votação Paralela (SAVP), composto por cédulas de papel previamente preenchidas e que serão depositadas em urnas de lona.

Depois de finalizada a apuração, é feita a comparação do resultado da votação executada pelos participantes voluntários nos dois sistemas de votação - o manual e o eletrônico - no respectivo boletim de urna, cujo resultado deverá ser a ausência de divergência entre os dois sistemas. 

Todos os procedimentos serão filmados, gravados em mídia digital e passarão por auditoria externa de outra empresa vencedora de licitação realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O relatório será encaminhado ao TSE pela equipe de auditores contratados, no prazo de até três dias.

Teste de Autenticidade

O Teste de Autenticidade faz a auditoria dos sistemas eleitorais instalados nas urnas eletrônicas. As oito urnas que foram selecionadas serão testadas nas próprias seções eleitorais onde se encontram.

O juiz responsável pela zona eleitoral irá designar uma pessoa para realizar os testes, que acontecem antes da impressão da zerésima - relatório emitido pela urna, antes do início da votação, que mostra que não existe voto registrado.

Entre as medidas de verificação, estão: rompimento do lacre, retirada e reinserção da mídia de resultado; verificação das assinaturas e dos resumos digitais por programa do TSE; retirada das mídias de acionamento dos sistemas de verificação; lacração da tampa do compartimento da mídia com novo lacre; lavratura da ata circunstanciada de encerramento dos trabalhos, entre outros.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL