SEGURANÇA
Parada LGBTQIA+ contará com drones e mais de 500 agentes para segurança
Efetivo de mais de 500 profissionais será empregado para garantir a tranquilidade do evento, que acontece no próximo domingo (15), em Boa Viagem
Por: Adelmo Lucena
Publicado em: 13/09/2024 20:17 | Atualizado em: 13/09/2024 22:39
O evento, promovido pelo Fórum LGBT Pernambuco, terá concentração no Parque Dona Lindu às 8h, com a saída dos trios elétricos na avenida Boa Viagem prevista para às 13h (Foto: Hesiodo Goes/Arquivo DP Foto) |
A 23ª Parada da Diversidade de Pernambuco, que será realizada no próximo domingo (15), em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, contará com um esquema especial de segurança. O evento LGBTQIA+ terá um reforço de mais de 500 profissionais, que vão atuar durante todo o percurso do desfile, na orla e ruas próximas, segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS).
O evento, promovido pelo Fórum LGBT Pernambuco, terá concentração no Parque Dona Lindu às 8h, com a saída dos trios elétricos na avenida Boa Viagem prevista para às 13h.
A operação especial das forças de segurança estará ativa antes da concentração, durante todo o percurso e após terminar a 23ª Parada, que será monitorada por drones, câmeras da Plataforma de Observação e também contará com o apoio do Grupamento Tático Aéreo (GTA).
"A exemplo de outros eventos em que a SDS se faz presente, nossas equipes das polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, estarão realizando um trabalho de forma integrada do começo ao final do desfile, não apenas nas áreas de maior concentração de pessoas, como também nas proximidades, garantindo que tudo transcorra de maneira pacífica, com muito respeito e segurança", pontuou a secretária executiva da SDS, Dominique de Castro Oliveira.
Como será feito
A Polícia Civil vai disponibilizar uma Delegacia Móvel para atendimento ao público presente, contando também com apoio do plantão da Delegacia de Boa Viagem e reforço extra de policiais para atendimento às ocorrências.
O policiamento ostensivo, pelo 19º BPM, será feito com viaturas e em patrulhas a pé.
A operação será em conjunto com a Diretoria Integrada Metropolitana (DIM), o 1º Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTRAN), o Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE) e o Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp).
Além disso, haverá a presença da Companhia Independente de Policiamento com Motocicleta (CIPMoto), o Regimento de Polícia Montada (RPMON), a Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma), o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) e o efetivo do Quartel do Comando Geral (QCG).
Já o Corpo de Bombeiros vai atuar com salvamento aquático, prevenção a incêndio e atendimento pré-hospitalar. Serão ativados um total de 16 Postos de Guarda-Vidas. Dois bombeiros militares, por sua vez, estarão fazendo rondas constantes nas imediações com uma moto de salvamento aquático.
As equipes também terão à disposição uma viatura de busca e salvamento leve, enquanto um veículo Auto Bomba Tanque estará disponível para prevenção a incêndio.
Em caso de necessidade de atendimento pré-hospitalar, serão utilizadas viaturas de autorresgate e motorresgate, além de um apoio operacional de resgate veicular.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL
MAIS LIDAS
ÚLTIMAS