TEATRO

Mata Sul recebe festival com espetáculos de todo o estado

Em sua quinta edição, o Festeraguas chega com um olhar incentivador, difusor e fomentador do teatro, da dança e da música

Publicado em: 13/09/2024 16:37

 (PA-IDEIA (divulgação))
PA-IDEIA (divulgação)
O município de São Benedito do Sul, recebe, entre os dias 17 e 21 de setembro, o V Festival de Teatro e Dança Terra das Águas Sagradas – FESTERAGUAS. Dentro da programação, além das apresentações, os participantes estarão concorrendo a prêmios, num total de 20 categorias, nomeados em homenagem a diversos artistas que contribuíram para o engrandecimento das Artes Cênicas.

Com um formato que privilegia as expressões artísticas do teatro, da dança e da música, o FESTERAGUAS abre ainda espaço para a literatura, o artesanato e as artes plásticas, extrapolando as fronteiras para todas as regiões de Pernambuco e do Brasil. O evento, descentralizado, terá espetáculos na Praça Caetano Alves de Aquino, no Centro Cultural Quitéria Medeiros, na Erem Eloy Malta de Alencar e no Teatro Carmelita Pereira.

Já as leituras dramatizadas e lançamento de livros acontecerão na Biblioteca Comunitária Lica Pereira, e as palestras e oficinas, no salão de múltiplo uso da Pousada Flor do Campo. Em 2024 o festival homenageia dois ícones da cultura pernambucana: o professor e artista multifacetado, Nazareno Petrucio e o professor e filósofo, Paulo Freire pelas contribuições dadas à educação, a arte e a cultura desse país.

Para além disso, ambos têm em comum serem professores e educadores que, em suas obras, tentam dar voz aos oprimidos, excluídos e colocados à margem da sociedade, transformando esses seres humanos em sujeitos assujeitados. O que esses artistas pensadores criaram foi um espaço legítimo de voz, que garante a disseminação do eco das falas dos não hegemônicos e as transformam em elementos irradiadores dos presságios de mudança e de uma efetiva transformação social movida pela educação e pela arte.

O V Festeraguas é uma realização do produtor cultural Benedito José Pereira (Didha Pereira), com o incentivo do FUNCULTURA, FUNDARPE, Secretaria de Cultura e Governo do Estado de Pernambuco. Além disso, conta com o apoio cultural do Ponto de Cultura e Cineclube SBS Engenho de Arte, da Prefeitura Municipal de São Benedito do Sul, da Pousada Flor do Campo e da Biblioteca Comunitária e Espaço de Memória Lica Pereira. 
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL