INCÊNDIOS
Incêndios florestais que atingem o Peru causam 15 mortos
Mais de 1.800 pessoas foram afetadas
Publicado em: 17/09/2024 14:26
Handout / Peruvian Ministry of Defense / AFP |
Segundo as autoridades peruanas, os incêndios florestais que afetam o país já causaram 15 mortos e destruíram mais de três mil hectares de terras cultivadas e áreas naturais. Das vítimas mortais, dez morreram nas últimas duas semanas e mais de 1.800 pessoas foram afetadas. O setor pecuário perdeu até o momento 334 animais.
O primeiro-ministro do Peru, Gustavo Adrianzén, afirmou que os incêndios foram provocados pela atividade humana e que 22 das 24 regiões que compõem o país têm focos ativos. “As nuvens, a fumaça e os ventos estão dificultando as operações das aeronaves disponíveis para combater os incêndios”, disse.
Um relatório da Proteção Civil indica que além das mortes outras 98 pessoas ficaram feridas devido às queimadas. Mas, alguns dos incêndios mais perigosos estão atingindo a região da Amazônia, que faz fronteira com o Equador, de acordo com o chefe da proteção civil, Juan Urcariegui.
O Serviço Nacional de Florestas e Vida Selvagem do Peru, o Serfor, defendeu também que os efeitos das alterações climáticas intensificaram as condições que facilitam a propagação do fogo. "Ventos extremamente fortes e secas prolongadas secam a vegetação, transformando-a num combustível altamente inflamável", disse Romina Liza, especialista em monitorização e gestão de incêndios florestais do Serfor.