Serviços públicos

Obras de abastecimento são realizadas em ao menos 21 localidades no Recife; serviço altera fornecimento

Segundo Compesa, trabalhos acontecem a partir de segunda (12), nas Zonas Norte e Oeste

Publicado em: 09/08/2024 12:10 | Atualizado em: 09/08/2024 12:30

Tubulações serão instaladas  (Foto: Compesa)
Tubulações serão instaladas (Foto: Compesa)
Começa na segunda (12) a execução de pelo menos 21 obras de abastecimento, de curta duração, no Recife. 
 
Segundo a Companhia Pernambucana de Abastecimento (Compesa), os serviços acontecerão  nos bairros da Macaxeira, Alto José Bonifácio, Nova Descoberta, Passarinho, Córrego do Jenipapo, Fundão, Água Fria, Brejo da Guabiraba, Brejo de Beberibe, Vasco da Gama e Várzea. 
 
Estão previstos trabalhos de  interligação de redes, troca e remanejamento de tubulações e visam assegurar o cumprimento do calendário de abastecimento para 3,5 mil pessoas.
 
O investimento será de aproximadamente de R$ 1,3 milhão. 
 
Como vai ser

As intervenções serão iniciadas de forma simultânea em três ruas de bairros distintos. Na rua Felício dos Santos, na Várzea, serão executados serviços de implantação de uma rede de água com a finalidade de atender à nova demanda da área. 

Na Segunda Travessa Bambuí, Vasco da Gama, os trabalhos serão para substituição de rede e melhoria da infraestrutura com o objetivo de reduzir as perdas de água. A previsão é que as obras nas duas vias sejam concluídas em setembro deste ano. Já na rua José Idalino, no Brejo da Guabiraba, as intervenções serão iniciadas também na próxima segunda, mas os serviços se estenderão até dezembro no local em virtude da complexidade, que é o remanejamento de uma rede situada em área de barreira. 

De acordo com o presidente da Compesa, Alex Campos, a finalidade das obras de curta duração é atender de forma mais rápida as demandas da população. “Estamos propondo um conjunto de pequenas intervenções, inicialmente essas 21, muito relevante para a população que sofre com a irregularidade do abastecimento, especialmente nas áreas de morro do Recife, já prejudicadas pela própria topografia da região que dificulta o abastecimento. São obras rápidas e que vão garantir que a água chegue efetivamente nas torneiras e que a gente consiga cumprir o calendário de distribuição”, adiantou Campos.
 
Ainda de acordo com o gestor, intervenções para melhoria do abastecimento nessas áreas continuarão sendo executadas até que seja possível retirar as localidades do rodízio, que é o direcionamento do Governo do Estado, um projeto que a Compesa inclusive já começou a executar com a obra que vai eliminar o rodízio no Morro da Conceição e Alto José do Pinho.
Prazos

As obras serão executadas até o final deste ano e terão uma duração média de trinta dias. Haverá algumas exceções, como os casos das ruas Regina, na Macaxeira, e Alto da Carola, no Vasco da Gama. Essas receberão serviços de implantação de nova rede água para incremento do abastecimento e readequação da rede existente, que serão executados em até três meses. Além da própria rua José Idalino, no Brejo da Guabiraba, cujos serviços serão concluídos apenas no final deste ano.
 
 Durante a execução dos trabalhos, as equipes da Compesa realizarão ainda serviços mais complexos como a desativação de redes situadas em áreas de risco. 
Essa iniciativa tem o objetivo de garantir a continuidade do abastecimento no período noturno, uma vez que, por medida de segurança, as redes existentes nessas áreas são desligadas sempre das 22h às 07h.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL