MÚSICA

Averso ao ócio, WIU expressa sua musicalidade versátil em ''Vagabundo de Luxo''

Hitmaker do trap, WIU se impõe como artista, rapper e produtor versátil em seu segundo álbum de estúdio ''Vagabundo de Luxo''

Publicado em: 05/08/2024 06:00

 (Foto: Luq Dias)
Foto: Luq Dias
“Eu não gosto de ficar sem fazer música”, é uma frase que todos os fãs gostariam de escutar do seu ídolo. O público do rapper WIU não apenas ouve, mas também vê essa paixão refletida na rápida expansão de sua discografia. Após ascender ao topo do trap com Manual Como Amar Errado (2022), WIU desbrava diversos ritmos como cantor e produtor em Vagabundo de Luxo. O álbum estreou na sexta posição no ranking de Top Álbuns do Spotify, alcançando mais de 10 milhões de reproduções em todas as plataformas digitais na primeira semana de lançamento.

Apesar da ascensão artística e financeira, a mentalidade do jovem William Sales de Lima, nascido e criado no bairro humilde de Aldeota, em Fortaleza, permanece intacta. Inspirado pela cultura do trap americano, WIU retoma a temática da ostentação no título de seu novo projeto, como fez em Problemas de Um Milionário, mas sem a intenção de glorificar o luxo. “É muito perigoso pensar que estou falando mais do luxo do que sobre ser um vagabundo. Porque sinto que é o que une as duas coisas na minha vida. Eu ainda sou o mesmo moleque fazendo rima de sempre. E sinto que as coisas escalam muito rápido nesse mundo que vivemos”, afirma o rapper cearense ao Viver.

O amadurecimento em relação ao trabalho anterior é ainda mais evidente na sonoridade, conforme observado pelo próprio artista. “Considero esse álbum mais bem produzido, no sentido de que me agrada mais a produção. Nesse quis ser mais quente, igual meu cabelo que pintei de vermelho. Trouxe um pouco mais de energia, sabe? Quis elevar o clima. Já falamos de sentimento, e nesse eu quis falar um pouco mais de safadeza, um pouco mais de farra, um pouco mais de sorriso. Amadureceu junto comigo”, declara. Vagabundo de Luxo traz 13 faixas que misturam reggaeton, jersey, forró, funk e piseiro, todos entrelaçados com o trap, a raiz e a origem de WIU.

Lançada como single em julho, Rainha da Finesse reflete a potência e a mensagem do álbum como um todo. Nesta faixa, que o trapper elegeu como uma das melhores do disco, ele combina seu flow com influências de funk e piseiro. “Estava ouvindo muito isso na época e fiz essa pensando assim: quero lançar algo que revele muito sobre o potencial de qualidade do meu álbum e sobre a qualidade das músicas que vou trazer, mas que ainda não entregue o álbum de mão beijada. Essa música é uma das minhas preferidas do álbum”, comenta. Rainha da Finesse dominou as paradas musicais da primeira semana na posição Top 13 do Spotify.

Após o lançamento de Manual Como Amar Errado, WIU continuou a explorar novos beats, mesmo com a agenda cheia de shows e viagens de carro. Esse impulso criativo se materializou em um disco que oferece um contraste entre sons e timbres de voz. “Eu não gosto de ficar sem fazer música. Não gosto de me sentir preguiçoso. Sei que tudo se move através da música boa. Por isso, ando com o estúdio a todo momento; levo ele para a estrada, para o quarto, e fico construindo as vibes que vêm à minha mente. Ideias surgem a todo momento na minha mente, seja de um instrumental, de uma batida, de algo que talvez nem seja para mim, mas que pode ser para outro artista também”. 

Com milhões de streams na estreia, o sucesso de Vagabundo de Luxo reflete as altas expectativas de WIU. “A gente sempre está mirando em mais, em ser melhor do que ontem, para nossa própria satisfação, para nossa evolução, e para onde quero que minha mensagem chegue. Eu, como músico, tenho essa prioridade: fazer música cada vez melhor do que ontem. Ser mais famoso, ser o mais rico, ou ser o cara que tem mais carros, por mais que a gente fale disso às vezes num tom de brincadeira, são apenas consequências do quanto colocamos de amor no nosso trabalho”.

Agora, o rapper se prepara para subir ao palco de grandes festivais como Planeta Atlântida, The Town e Rock in Rio, além de ser destaque no Festival 30praum, que será realizado em Olinda, no Classic Hall, no dia 7 de setembro, ao lado de Teto. Ele confirma que a setlist dos shows está sendo planejada para trazer os novos lançamentos. “Eu diria que um show próprio pra esse álbum é algo que eu ainda tenho vontade de fazer. Mas a gente testou essa nova setlist, escolhemos as músicas ali, pensando bem o que a galera quer ouvir. Vamos ver, o álbum vai amadurecendo junto, a gente pode mudar um negócio aqui ou outro”, finaliza.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL