Diario de Pernambuco
Busca

CULTURA POPULAR

Mestre Zé Negão e seu Coco de Senzala serão homenageados em turnê na Colômbia

Publicado em: 07/11/2022 17:39

 (Foto: Rennan Peixe.)
Foto: Rennan Peixe.
Uma turnê na Colômbia aguarda o Mestre Zé Negão e sua Laia, que levará o Coco de Senzala pernambucano e brasileiro às cidades de El Banco, San Martín de Loba e Cartagena das Índias, entre os dias 10 e 16 de novembro. O mestre, que já tem mais de 40 anos de carreira, será homenageado pelo Festival Nacional de la Tambora, que chega neste ano a sua 31ª edição na cidade de San Martín de Loba e volta a ser realizado anualmente após dois anos de hiato devido à pandemia.

Realização do Laia (Laboratório de Intervenção Artística), coletivo de cultura e memória da cidade de Camaragibe e responsável pela produção do mestre, a turnê partiu de processos de formação e intercâmbio entre ele e músicos de diferentes países da América Latina que participaram de vivências juntos. No repertório do Mestre e sua Laia, que se apresentam no festival no dia 12 de novembro estarão músicas autorais do show Tumbeiro: Cruzando Memórias AfroLatinas, de Mestre Zé Negão; além do show, o grupo realizará oficinas e rodas de diálogo. 

A turnê também contempla atividades (apresentações e vivências) em municípios vizinhos, como o processo de intercâmbio que acontecerá no dia 10 de novembro na cidade de El banco, onde o Mestre se apresentará junto a outros mestres do Tambor da cidade. Os códigos sagrados da cultura ancestral afrodiásporica brasileira e colombiana  serão exaltadas em território colombiano  através das linguagens dos tambores.

“Essa turnê é importante, pois o Mestre e o grupo vão interagir com representantes e brincantes de culturas também tradicionais que descendem dos povos pretos e indígenas, os quais preservaram essas tradições cotidianamente a partir da ancestralidade, que nos vincula e nos mostra a similaridade e congruência entre nossos fazeres, mesmo estando geograficamente afastados”, afirma a aprendiz e produtora Omiyalê. “Isto fortalece o Mestre e a nós porque é uma forma de encontrar a outros de nós em diferentes lugares o que também estimula e enriquece a produção musical do mestre”, completa.
Tags: senzala | de | coco | negão | | mestre |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL