Diario de Pernambuco
Busca

COLUNA

Compras por WhatsApp disponíveis no Brasil

Por: Ecio Costa

Publicado em: 21/11/2022 06:00 | Atualizado em: 21/11/2022 08:37

A Meta anunciou, em evento online com Mark Zuckerberg no Brasil, que as funcionalidades de busca de estabelecimentos e compras pelo Whatsapp já estão em operação no país, tornando o Brasil o 1º no mundo a adotar essas ferramentas no WhatsApp. 

A versão do WhatsApp que permite a criação de contas para empresas se comunicarem com seus clientes já existe desde 2018. Atualmente, a plataforma realiza 5 milhões de contatos de negócios por dia no Brasil. Mas as funcionalidades ainda eram limitadas na hora de fazer compras.

O Brasil se tornou o 1º país do mundo a estrear um recurso de buscas por estabelecimentos próximos dentro do WhatsApp e, aos poucos, a Meta está lançando os pagamentos para compras on-line também por aqui. A funcionalidade ainda está avançando em regulações.

O Banco Central autorizou uma alteração no regulamento dos arranjos de pagamentos da bandeira Visa para implementação de compras pelo WhatsApp. A alteração foi feita para permitir uma melhora em aspectos concorrenciais e não discriminatórios no credenciamento.

O novo serviço de compras pelo app será diferente do WhatsApp Pay, lançado em junho de 2021 para transferências de dinheiro entre pessoas físicas e que funciona como o PIX. Além dos contratos com plataformas de pagamentos, os estabelecimentos pagarão uma taxa ao WhatsApp pelo serviço no aplicativo.

O WhatsApp é o aplicativo de redes sociais mais usado pelos brasileiros, acessado por 96,4% das pessoas conectadas à internet, de 16 a 64 anos, segundo a consultoria de mídia digital Hootsuite. A abrangência permite um acesso a todo o público e representa oportunidade para expansão de canais de vendas.

Em maio, o iFood informou que atendia a 25% dos pedidos de delivery de comida no Brasil, enquanto as encomendas por WhatsApp e telefone representavam, respectivamente, 37,7% e 17,5%. Os 19,8% restantes são divididos entre Apps concorrentes e sites próprios dos restaurantes.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL