Diario de Pernambuco
Busca

HISTÓRIA

Reino Unido devolve à Índia objetos saqueados durante a época colonial

Por: AFP

Publicado em: 19/08/2022 10:50

 (Foto: AFP)
Foto: AFP
Um museu de Glasgow entregou formalmente à Índia sete objetos de arte saqueados durante a colonização no século XIX, tornando-se a primeira instituição cultural do Reino Unido a fazê-lo. 

O instituto Glasgow Life, que administra as coleções do museu da cidade escocesa, disse em comunicado nesta sexta-feira (19) que "recebeu hoje representantes da missão diplomática indiana para a transferência" desses bens. 

Essas sete antiguidades foram saqueadas de lugares sagrados como templos e doadas às coleções do museu da cidade. 

Seis objetos foram roubados do norte da Índia em 1800 e outro, uma espada cerimonial do século XIV, foi comprada ilegalmente depois de ter sido roubada de seus proprietários. 

No total, o museu de Glasgow decidiu devolver 51 objetos: além dos sete destinados à Índia, também devolveu 19 bronzes do antigo reino de Benin que havia prometido à Nigéria e 25 itens - principalmente objetos cerimoniais - das tribos sioux de Cheyenne River e oglala de Dakota do Sul (Estados Unidos). 

Vários museus ocidentais, na esteira dos movimentos antirracismo, começaram a avaliar a procedência dos objetos de suas coleções e iniciaram procedimentos de restituição.

A devolução desta sexta-feira "marca uma etapa importante para Glasgow" e buscar fazer com que "os legítimos proprietários" voltem a ter estas obras, disse Duncan Donran, chefe de museus e coleções da Glasgow Life, citado no comunicado. 

"Esses objetos fazem parte do nosso legado como civilização e agora serão devolvidos aos seus países de origem", declarou o chefe interino da missão diplomática indiana no Reino Unido, Sujit Ghosh, agradecendo "a todos que tornaram isso possível", incluindo a cidade de Glasgow.
Tags: india | nigeria | gb | diplomacia | religião |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL