Diario de Pernambuco
Busca

ASSISTÊNCIA

Prefeitura do Recife reúne conscientização e serviços na Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

Publicado em: 19/08/2022 13:29

 (Fotos: Divulgação /Secretaria de Saúde do Recife)
Fotos: Divulgação /Secretaria de Saúde do Recife
A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência acontece na última semana do mês de agosto. E para este ano, a Secretaria de Saúde (Sesau) do município desenvolveu uma programação diversa com seminários, mutirão de saúde com diversos tipos de atendimentos, passeio ciclístico acessível e painéis sobre capacitismo. As atividades acontecerão de 20 a 28 de agosto, em pontos descentralizados da cidade. 
 
Antecipando o início das atividades, neste sábado (20), o Projeto Além do Olhar,  desenvolvido pela Prefeitura do Recife, em uma parceria das Secretarias de Saúde e Educação com a Fundação Altino Ventura (FAV), realizará um mutirão beneficente voltado para crianças e adolescentes da rede municipal de ensino, entre 5 e 17 anos. Nessa ação, os estudantes serão examinados por oftalmologistas pediátricos para detecção de possíveis diagnósticos de baixa visão ou cegueira relacionadas a múltiplas deficiências. Se necessário, os pacientes serão encaminhados para acompanhamento multiprofissional no Centro Especializado em Reabilitação Menina dos Olhos - CER IV, da Fundação. O mutirão será realizado a partir das 7h, na sede da FAV, na Av. Maurício de Nassau, 2075, no bairro da Iputinga. Ao todo, serão ofertadas 100 vagas para atendimentos oftalmológicos. 
 
Na segunda-feira (22), dando continuidade à programação, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), terá início a formação avançada em Libras, voltada para os profissionais da saúde que concluíram o curso introdutório. Já na terça-feira (23), será realizado o seminário “Crianças com Deficiência e Doenças Raras: Um olhar para o cuidado integral” no auditório da FAV, na Iputinga. O evento é voltado para os profissionais de saúde da Rede Municipal. 
 
Na quinta-feira (25), será realizado um mutirão de saúde no Instituto dos Cegos Antônio Pessôa de Queiroz (IAPQ), na R. Guilherme Pinto, 146, no bairro das Graças. Serão oferecidos testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite; vacinação contra covid-19 e gripe; orientações sobre Saúde Bucal; roda de conversa sobre uso abusivo de álcool e outras drogas; cine debate com a exibição do filme “Rompendo Barreiras” e orientações sobre arboviroses e auriculoterapia. As ações são abertas ao público, com foco nos profissionais e usuários atendidos no Instituto dos Cegos. 
 
No domingo (28), encerrando a programação da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, será realizado um Passeio Ciclístico Acessível, no Marco Zero, voltado para participação das pessoas com deficiência e cuidadores. 


Semana 
Oficialmente instituída em 2016, através da Lei Municipal no 18.246, a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi criada com o objetivo de trazer a temática à sociedade, no sentido de informar sobre as peculiaridades da pessoa com deficiência dentro da realidade vivenciada em seu cotidiano, bem como fortalecer a luta por inclusão social.

Além do olhar  
Desenvolvido pela Prefeitura do Recife, em uma parceria das Secretarias de Saúde e Educação do município com a Fundação Altino Ventura (FAV), o projeto Além do Olhar promove, dentro e fora das escolas, a reabilitação visual de crianças e adolescentes com visão subnormal ou cegueira. O objetivo é promover a saúde da visão por meio da intervenção precoce e possibilitar uma melhor qualidade de vida para essa população. Regularmente, o projeto realiza capacitação profissional em saúde e educação e dos auxílios ópticos, como óculos e lupas, e não-ópticos, como bengalas, cadeiras de rodas, órteses e próteses, para pessoas com baixa visão ou cegueira.


Confira a programação completa: 
20/08 - Mutirão Projeto Além do Olhar. A partir das 7h, na sede da Fundação Altino Ventura - Av. Maurício de Nassau, 2075, Iputinga.
 
 22/08 - Início das turmas de formação avançada em Libras para profissionais de saúde. A formação será realizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). 
 
23/08 - Seminário “Crianças com Deficiências: Um Olhar para o Cuidado Integral”. Às 8hs, no auditório da sede da Fundação Altino Ventura - Av. Maurício de Nassau, 2075, Iputinga.
 
25/08 - Painel “Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência: da formação ao cuidado”. Das 10h às 12h, na Universidade Federal de Pernambuco - Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária. 
 
25/08 - Painel "O capacitismo na formação em saúde". Das 13h30 às 15h30, na Universidade Federal de Pernambuco - Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária. 
 
25/08 - Mutirão de Saúde no Instituto dos Cegos Antonio Pessôa de Queiroz (IAPQ). Das 08h às 17hs , no Instituto - R. Guilherme Pinto, 146 - Graças. 
 
28/08 - Passeio Ciclístico Acessível. Às 08hs, na praça do Marco Zero, no bairro do Recife.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL