Diario de Pernambuco
Busca

NATUREZA

'Peixes mortos por todos os lados' em rio entre a Alemanha e a Polônia

Por: AFP

Publicado em: 13/08/2022 11:14

 (Foto: ODD ANDERSEN / AFP)
Foto: ODD ANDERSEN / AFP
Milhares de peixes flutuam inertes no Oder, levantando temores de um "desastre" ecológico neste rio que corre entre a Alemanha e a Polônia, cujas autoridades pediram à população que não se aproxime de suas águas. 

Cardumes de peixes mortos perto da cidade de Schwedt, no leste da Alemanha, foram provavelmente arrastados pelas correntes da Polônia, onde moradores e pescadores relataram casos pela primeira vez em 28 de julho. 

As autoridades alemãs, surpresas com a chegada em massa desses animais, repreenderam as autoridades polonesas por não terem avisado. 

A ministra alemã do Meio Ambiente, Steffi Lemke, exigiu uma investigação minuciosa para determinar as causas desse "desastre ambiental".

Na Polônia, o governo populista de direita foi criticado por não agir antes. 

O primeiro-ministro Mateusz Morawiecki assegurou que tomou conhecimento do incidente "nos dias 9 ou 10 de agosto", "é evidente que fiquei sabendo muito tarde". 

No dia anterior, ele tentou se justificar dizendo que "no início, todos pensavam que era apenas um problema local".

"A magnitude da mortandade é muito grande, o suficiente para dizer que o Oder precisará de anos para voltar ao seu estado natural", reconheceu, já que "enormes quantidades de resíduos químicos foram despejados, com plena consciência do risco e das consequências". opinou.

De pé às margens do rio, Michel Tautenhahn, vice-diretor do Parque Nacional do Vale do Baixo Oder, contempla consternado o curso de água que marca a fronteira germano-polonesa.

"Estamos do lado alemão. Temos peixes mortos por toda parte", diz à AFP. "Estou profundamente chocado. Tenho a impressão de ver décadas de trabalho arruinadas (...) A água é a nossa vida", lamenta. 

Não só os peixes morreram, mas também muitos outros animais aquáticos, como mexilhões. Os peixes são "apenas a parte visível do iceberg", afirma. 

O Oder é um rio considerado relativamente limpo há muitos anos e abriga quarenta espécies de peixes.

Muitos agora flutuam sem vida em suas águas. 

Morte "atípica"
 
As autoridades estimam que os animais provavelmente foram envenenados. 

A mortandade é "atípica", explica Axel Vogel, ministro do Ambiente do estado alemão de Brandemburgo, assegurando que já morreram "toneladas" de peixes. 

As mortes de peixes são frequentemente causadas por níveis anormais de oxigênio quando o nível da água está muito baixo, explica.

"Mas detectamos um aumento no nível de oxigênio há dias, o que indica que uma substância externa entrou e causou tudo isso", diz. 

A análise está em andamento na Alemanha para estabelecer a natureza desta substância. As autoridades já relataram indícios de níveis extremamente altos de mercúrio, algo que a investigação terá que confirmar. 

Na Polônia, a polícia ofereceu uma recompensa de US$ 215.000 para encontrar o culpado por trás da contaminação.

A oposição, autoridades locais e organizações ambientalistas exigiram explicações do governo e alguns até pediram demissões no Ministério do Clima, um de cujos vice-ministros ainda incentivou a população a tomar banho no Oder na quinta-feira. 

"Isso se parece com Chernobyl quando, após a catástrofe, o poder soviético enviou pessoas para participar do desfile em 1º de maio", comentou Daniel Petrykiewicz, ativista ambiental, à rede de televisão TVN24. 

Na margem alemã do rio, Tautenhahn se preocupa com o futuro.

"Se for mercúrio, vai ficar lá por muito tempo", diz, lembrando que esse metal não se desintegra e pode permanecer nos sedimentos por muitos anos.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL