Diario de Pernambuco
Busca

Para celebrar seus 164 anos Santa Casa Recife realiza missa com Dom Fernando Saburido e lança rap com Zé Brown

Publicado em: 08/08/2022 16:32 | Atualizado em: 08/08/2022 16:35

 (Foto: Divulgação. )
Foto: Divulgação.
A Santa Casa de Misericórdia do Recife, é uma entidade filantrópica ligada à Arquidiocese de Olinda e Recife. A organização vai mesclar tradição e inovação para comemorar seus 164 anos de história. A instituição fez uma parceria inédita com o rapper Zé Brown, que compôs a canção "Cuidado e amor aos pernambucanos" cujo clipe será lançado no próximo dia 15, nas redes sociais oficiais do artista e da Santa Casa. Além desta novidade, uma Missa Solene, celebrada pelo arcebispo metropolitano Dom Fernando Saburido, também faz parte das comemorações de aniversário marcada para 06 de setembro, às 16h, no Hospital Santo Amaro (HSA). A solenidade será aberta ao público e contará com a apresentação do Coral da Santa Casa, sob regência do maestro Eduardo Oliveira.
 
A Santa Casa Recife convencionou o seu aniversário no dia 15 de agosto, quando foi instituído o Dia Nacional das Santas Casas. Nesta data, a Igreja Católica também celebra a Assunção de Nossa Senhora. "Portanto, um dia abençoado, festivo, em que lembramos a importância dessa obra social séria, que impacta milhares de vidas diariamente com seus diversos serviços prestados à população mais necessitada", destaca Dom Fernando. Entre os públicos atendidos, estão crianças, idosas, pessoas com deficiência visual, além de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
O clipe da música "Cuidado e amor aos pernambucanos" é fruto de um trabalho solidário do rapper Zé Brown e de vários parceiros da Santa Casa, como a Universidade Católica de Pernambuco e a Maúna Produtora, que assina a direção geral.  "Estamos felizes em lançar essa música que exalta a solidariedade, a compaixão com o próximo. Eu e a Santa Casa temos em comum o amor pelo povo e a vontade de transformar essa realidade difícil em que vivemos", conta o artista, fundador da banda Faces do Subúrbio e uma das mais importantes vozes da comunidade recifense do Alto José do Pinho.
 
De acordo com o superintendente geral, o médico Genildo Machado Lira, a programação do aniversário este ano mostra que a Santa Casa Recife, apesar dos seus 164 anos, vem buscando se renovar. "Essa música é atual, conectada com o nosso público, e representa esse sentimento de orgulho, fé, doação por essa causa humanitária", afirma.  
 
Mais de 450 mil pessoas são diretamente beneficiadas, por ano, pelas ações da Santa Casa Recife, mantenedora de instituições como o Hospital Santo Amaro, na Avenida Cruz Cabugá; do Instituto de Cegos Antonio Pessôa de Queiroz (IAPQ), nas Graças; do Centro Geriátrico Padre Venâncio (CGPV), na Várzea; o Colégio Santa Luísa de Marillac e os educandários São Joaquim, Santa Tereza, Magalhães Bastos e Casa da Providência.

História 
A Irmandade Santa Casa de Misericórdia do Recife foi fundada em 1858 e construiu a sua história acolhendo e cuidando de idosos enfermos, crianças órfãs e pessoas desabrigadas. Em agosto de 1860, ganha mais uma missão: dar continuidade ao legado da extinta Santa Casa de Misericórdia de Olinda, a mais antiga do País, construída no período colonial, em 1539. Ao longo das décadas, a Santa Casa Recife teve sob sua administração diversas instituições de Saúde e de Assistência Social, tornando-se uma referência nessas duas áreas. Hoje, é uma organização civil, sem fins lucrativos, subordinada à Arquidiocese local, e mantenedora de oito unidades nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social. Para conhecer mais sobre a história da entidade, acesse www.santacasarecife.org.br.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL