Diario de Pernambuco
Busca

MANIFESTO

Pacheco diz que Congresso não aceitará "retrocesso e autoritarismo"

Publicado em: 11/08/2022 16:59

 (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Em meio às manifestações em favor da democracia que tomaram o Brasil nesta quinta-feira (11), o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), utilizou as redes sociais para também defender a democracia e o papel do Legislativo na garantia de direitos.

“O Congresso Nacional sempre será o guardião da democracia e não aceitará qualquer movimento que signifique retrocesso e autoritarismo”, escreveu em seu perfil no Twitter. A fala foi um claro recado ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

Apesar de ser seu aliado, o parlamentar já deixou evidente que não dará guarida aos instintos antidemocráticos do chefe do Executivo. Bolsonaro constantemente questiona o processo eleitoral brasileiro e a segurança das urnas eletrônicas.
“Não há a menor dúvida que a solução para os problemas do país passa necessariamente pela presença do Estado de direito, pelo respeito às instituições e apoio irrestrito às manifestações pacíficas, à liberdade de expressão e ao processo eleitoral. Desenvolvimento, bem-estar e justiça só prosperam em ambiente de livre pensamento, base da verdadeira pátria livre e soberania”, concluiu, na rede social.

Manifestações
 
A fala de Pacheco se dá no momento em que diversas entidades e a própria sociedade civil se organizam em atos no país todo, em apoio ao documento lido hoje em defesa da democracia e do processo eleitoral. A Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito é um manifesto da sociedade civil pela manutenção da democracia, do Estado de direito no país e pelo respeito ao resultado das eleições.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL