Diario de Pernambuco
Busca

DEMOCRACIA

OAB defende urnas e diz que não é apoiadora ou opositora do governo

Publicado em: 08/08/2022 17:05

 (crédito: OAB/Divulgação)
crédito: OAB/Divulgação
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se manifestou nesta segunda-feira (8) em defesa da democracia e do sistema eleitoral brasileiro. O presidente da entidade, Beto Simonetti, leu uma carta, durante sessão do Conselho Pleno da OAB, afirmando que a instituição continuará “a defender os direitos e garantias individuais, o modelo federativo, a divisão e a harmonia entre os Poderes da República, e o voto secreto, periódico e universal''.

O documento é intitulado "Manifesto à nação em defesa da democracia". A Ordem afirma que respeita e defende a soberania do voto popular, além de confiar na lisura da Justiça Eleitoral e se dizer "orgulhosa no modelo do sistema eleitoral do nosso país".

A instituição também ressaltou que não é “apoiadora ou opositora” de governos, partidos ou candidatos. “Nossa autonomia crítica assegura credibilidade e força para nossas ações de amparo e intransigente defesa ao Estado Democrático de Direito”, disse.

O manifesto foi assinado pelo presidente da entidade, diretoria, presidente seccionais, conselheiros federais e membros vitalícios. Ao total, a OAB conta com 1,3 milhão de inscritos.

“Nossa atuação para que esses ideais se concretizem é comprovada por diversas ações, como o acompanhamento sistemático de todos os processos eleitorais, inclusive o deste ano, desde o início da organização do pleito até a posse de todas e de todos os eleitos”, afirmou.

Simonetti não citou nominalmente o documento lançado pela Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo), mas destacou que a OAB vai apoiar posições em defesa da estabilidade e da democracia, desde que não existam "paixões partidárias".
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL