Diario de Pernambuco
Busca

CULTURA

Noronha terá oficina para discutir identidade cultural da ilha

Publicado em: 19/08/2022 14:14 | Atualizado em: 19/08/2022 14:27

 (Foto: Divulgação. )
Foto: Divulgação.
Buscando garantir a valorização da identidade cultural e preservação do patrimônio cultural da Ilha de Fernando de Noronha, o programa Mãe Coruja, em parceria com a Secretaria de Educação e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), promoverá, de 24 a 26 de agosto, a Oficina Inventários Participativos da Ilha de Fernando de Noronha. A iniciativa, que faz parte da programação da 15ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, vai contribuir para formação de agentes multiplicadores de Educação Patrimonial, ajudar a identificar as referências culturais da ilha (manifestações culturais, edificações, paisagens naturais, festas, lugares) e sensibilizar a comunidade com iniciativas que promovam e fortaleçam a identidade cultural local. As inscrições estão abertas até o dia (28) e podem ser feitas presencialmente no Canto Mãe Coruja, que funciona do prédio da USF Dois Irmãos. 
 
"A gente abriu vagas para professores da escola, para técnicas (os), gestantes e mães cadastradas no Programa Mãe Coruja, seus familiares, detentores culturais e pessoas interessadas ou que trabalhem com turismo e cultura em geral. São 25 vagas", afirma Lilia Simões, coordenadora estadual do Programa Mãe Coruja. As aulas vão acontecer no EREM Arquipélago Fernando de Noronha, das 19h às 21h. A mediadora da oficina será Amanda Paraíso, da Gerência-Geral de Preservação do Patrimônio Cultural da Fundarpe. 
 
A metodologia dos Inventários Participativos coloca a comunidade como protagonista para levantar, descrever, classificar e definir o que lhe representa e lhe afeta como patrimônio cultural. Os inventários permitem realizar diversas atividades, com foco na pesquisa, coleta e organizações de informações, buscando identificar as referências culturais locais e, desse modo, contribuir para preservá-las. É uma metodologia de trabalho que estimula o exercício de cidadania e participação social, de fácil aplicação, tanto no contexto escolar quanto em espaços não-formais.
 
Programa Mãe Coruja - programa social de Pernambuco referência nacional na área materno-infantil, reconhecido e premiado pela ONU como modelo de Gestão de Política Pública. Oferece apoio às mães, antes e depois do nascimento de seus filhos, prestando atenção integral às gestantes usuárias do Sistema Único de Saúde e aos seus bebês, garantindo a eles um desenvolvimento saudável e harmonioso durante os primeiros cinco anos de vida. Uma parceria entre governo estadual, prefeituras municipais e a sociedade.  Está presente em 105 municípios pernambucanos, nas 12 Regionais de Saúde do estado. Em Noronha, além do cuidado com as gestantes, o programa trabalha o desenvolvimento infantil articulando e potencializando as políticas públicas já existentes. Atualmente possui grupos de convivência em parceria com USF e NASF, promovendo cursos profissionalizantes com as secretarias estaduais e acolhimento às gestantes que viajam ao continente.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL