Diario de Pernambuco
Busca

ITÁLIA

Morte de dezenas de vacas envenenadas na Itália pode ter sido causada pela seca

Por: AFP

Publicado em: 18/08/2022 18:33

 (Foto: MARCO BERTORELLO / AFP
)
Foto: MARCO BERTORELLO / AFP
A morte surpreendente no início de agosto de dezenas de vacas envenenadas por sorgo na Itália aparentemente foi causada pela seca que afeta o país, disse um cientista à AFP nesta quinta-feira (18). 

Em 6 de agosto, 50 vacas piemontesas de uma fazenda em Sommariva del Bosco, perto de Turim, na região de Piemonte, sofreram intoxicação aguda por durrina. O agente causa intoxicação por cianeto de hidrogênio em bovinos e está presente naturalmente em plantas jovens de sorgo. 

"Suspeitamos que a seca seja responsável pela grande quantidade de durrina descoberta em plantas de sorgo", explicou à AFP Stefano Giantin, veterinário do Instituto Zooprofilático Experimental de Piemonte, Ligúria e Val d'Aosta. 

O sorgo pode ocasionalmente produzir toxicidade devido ao ácido cianídrico produzido pela durrina e, como a quantidade desta substância é grande nos estágios iniciais do crescimento da planta, sua toxicidade é alta.

A morte do animal ocorre dentro de 15 a 30 minutos após a ingestão, com distúrbios respiratórios, nervosos e musculares, acompanhados de tremores e convulsões. 

A durrina também é um meio de autodefesa contra insetos herbívoros: quando hidrolisa no estômago de ruminantes, libera cianeto de hidrogênio. "Normalmente, não leva à morte", enfatiza Giantin. 

No entanto, nas plantas de sorgo de Sommariva del Bosco, as análises registraram que a concentração de durrina era de 10.717 mg/kg, quantidade considerada "muito anormal" por Giantin. Um número alto devido ao estresse hídrico, ou seja, a seca que afeta a Itália e a Europa em geral, segundo as primeiras análises. 

Nos animais que morreram em Sommariva, a quantidade de cianeto de hidrogênio foi superior a 900 mg/kg, enquanto uma dose superior a 700 mg/kg é considerada fatal para o gado. 

A única maneira de evitar a morte desses animais é injetar rapidamente tiossulfato de sódio, que tem o efeito de neutralizar o cianeto. 

Este antídoto permitiu salvar trinta cabeças de gado em 11 de agosto, quando o mesmo fenômeno foi registrado em três fazendas de Piemonte, o que causou a morte de 14 vacas.

Tags: vacas | itália | seca | clima |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL