Diario de Pernambuco
Busca

SOLUÇÕES

Inovação aberta visa solucionar problemas de resíduos sólidos no Cabo de Santo Agostinho; prêmio é de 40 mil

Publicado em: 18/08/2022 11:30

 (IKONE / Divulgação)
IKONE / Divulgação
Solucionar a problemática dos resíduos sólidos com ideias inovadoras que sejam possíveis tirá-las do papel e pôr em prática. É isso que a prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, está procurando. Em parceria com a IKONE, plataforma de inovação aberta e aceleração dos ODS 2030 responsável por lançar o E.I.T.A! - Ciclo de Inovação do Recife, a gestão municipal lançou por volta das 09h30, desta quinta-feira (18), na Sala 02 do cinema do Shopping Costa Dourada, o primeiro chamamento público para atração de talentos (startups, empreendedores, cientistas, pesquisadores, estudantes) que sejam capazes de solucionar a problemática dos resíduos sólidos. Os selecionados receberão um prêmio de R mil para tirar a solução do papel e mudar a vida dos cabenses. As inscrições ficam abertas até o dia 12 de setembro e devem ser realizadas através do https://ikone.global/challenges/desafio-nada-se-descarta

Com o tema "Nada se Descarta, Lixo Zero", o lançamento é uma chamada que visa a participação ativa dos solucionadores de problemas para implementar soluções inovadoras aos obstáculos complexos enfrentados pelo cidadão cabense. “Entender a importância da participação da população e incentivá-la no desenvolvimento dessas soluções inovadoras é muito importante. A gente parte do pressuposto que todo mundo é capaz de desenvolver ou sugerir soluções que ajudem nas mitigações e eliminação dos problemas pré-existentes. Por consequência, são capazes de implementá-los”, destaca o Head de Inovação Aberta da IKONE Global, Cesar Araujo.

Entre os mentores da ação, está o presidente do Instituto Lixo Zero, Rodrigo Sabatini. Ele enxerga o movimento como inovador e que vai servir de laboratório para outros municípios Brasil afora. “É algo que não chegou a acontecer em nenhuma outra cidade do Brasil. O resultado servirá como um espelho para implementar em outras cidades, chegando a ser um modelo único e desdobrável”, afirma Sabatini.

“Estamos focando no trabalho de entender, dar suporte e ajudar a desenvolver as propostas de soluções que chegarem até nós. Vamos ajudar a acelerar o processo. Através desse processo, renda e emprego serão gerados para as famílias cabenses”, arremata o head de inovação da IKONE. 

Em reunião com stakeholders, a apresentação do desafio está marcada para acontecer no próximo dia 12 no formato híbrido (presencial e online). Durante o momento, as fases do certame serão apresentadas. O desafio é composto por 3 macro fases: a primeira é composta pelo engajamento do ecossistema de inovação, com objetivo de apresentar o desafio, e todas as oportunidades de impacto na vida da população cabense; a segunda é a de imersão no laboratório vivo, estar de frente com a realidade do desafio para aprofundar os conhecimentos e propor soluções inovadoras; a terceira, e última fase, o desenvolvimento da solução inovadora, tornar real um produto mínimo viável que possa ser prototipado, testado e validado como solução capaz de transformar a realidade apresentada no desafio.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL