Diario de Pernambuco
Busca

IBGE

Em Pernambuco, setor de serviços registra queda de 2,4% em junho

Publicado em: 11/08/2022 17:28 | Atualizado em: 13/08/2022 07:13

Resultado foi divulgado nesta quinta-feira (11) por meio da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) (Elza Fiúza/Agência Brasil)
Resultado foi divulgado nesta quinta-feira (11) por meio da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) (Elza Fiúza/Agência Brasil)
Com resultado negativo pelo terceiro mês consecutivo, o setor de serviços pernambucano amargou uma queda de 2,4% em junho. O resultado, divulgado nesta quinta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) por meio da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), contrasta com o desempenho nacional, que registrou alta de 0,7% no mesmo período.

Apesar da sequência de quedas no estado, na comparação entre junho de 2022 e o mesmo período do ano passado, Pernambuco avançou 5,9% no setor de serviços. Já no acumulado do ano, o aumento foi ainda maior, de 13,1%, desempenho qeu coloca Pernambuco em sexto lugar no ranking nacional.
 
Entre as cinco atividades investigadas pela PMS, o segmento de serviços profissionais, administrativos e complementares registrou a maior alta em junho, de 19,3%. Em seguida, estão serviços prestados às famílias, categoria que inclui bares, hotéis, restaurantes, salões de beleza, academias, com variação positiva de 7,3% e transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, 2,9%. Já o setor de outros serviços, que abrange a compra, venda e aluguel de imóveis, atividades de apoio à agricultura, à pecuária e gestão de resíduos sólidos teve queda de 0,6%.

Na variação acumulada do ano, os serviços prestados às famílias ficaram na primeira posição, com avanço de 25,2%, enquanto os serviços profissionais, administrativos e complementares, com alta de 19,9%, ficaram em segundo lugar.

Já no acumulado dos últimos 12 meses, as primeiras posições continuaram com serviços prestados às famílias (41,5%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (18,1%).

Atividades turísticas

Em junho, o índice de volume de atividades turísticas em Pernambuco registrou queda de 2,5%, o terceiro pior resultado entre os 12 estados pesquisados, permanecendo à frente apenas do Espírito Santo (-6,6%) e do Distrito Federal (-3,3%). Ceará e Bahia, os outros dois estados nordestinos presentes no levantamento, também tiveram queda, de 0,3% e 1,1%, respectivamente.

No entanto, em comparação com junho do ano passado, o desempenho do estado foi positivo, com alta de 9,9%. Já na variação acumulada do ano, o aumento para o estado foi de 33,8%. Por sua vez, no acumulado dos últimos 12 meses, Pernambuco teve avanço de 47%.
Tags: pernambuco | serviços | junho |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL