Diario de Pernambuco
Busca

TRÂNSITO

Detran-PE promove blitz para destacar importância do uso do cinto de segurança

Publicado em: 09/08/2022 13:43 | Atualizado em: 09/08/2022 14:08

 (Foto: Freepik.)
Foto: Freepik.

Para reforçar a segurança de condutores e passageiros de veículos de aplicativos, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) realiza, nesta quarta-feira (10), blitz educativa em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). A ação acontece na Av. José Estelita, embaixo do viaduto Capitão Temudo, sentido Boa Viagem, das 8h às 10h, dando ênfase à importância do uso do cinto de segurança. Desenvolvida pela Coordenação de Educação para o Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional juntamente com a Diretoria de Fiscalização do Detran-PE, a atividade inclui o repasse de informações destacando as iniciativas que permitem transitar com mais segurança.

No local, técnicos da educação e agentes de trânsito vão demonstrar como utilizar corretamente o cinto de segurança, além de destacar a importância de utilizar o dispositivo para proteção contra lesões graves em caso de sinistros. As equipes também estarão verificando as condições, uma vez que o estado do cinto é essencial para o funcionamento. Para garantir a segurança, é preciso estar atento a alguns pontos como: fivela não se manter presa ao fecho; dificuldade para desafivelar o cinto do fecho; tecido do cinto com rasgos ou desgaste. Caso seja necessária a troca, só deve ser feita por um profissional.

Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), aponta que o uso do cinto no banco da frente reduz em 45% as possibilidades de lesões graves em sinistros e, nos bancos de trás, os passageiros ficam até 75% mais seguros (considerando o cinto de 3 pontos). O uso do cinto de segurança é obrigatório para motorista e todos os passageiros, inclusive no banco de trás, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) - artigo 65. A multa para quem não cumprir a legislação é de R$ 195,23 e ainda recebe cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Além do Detran-PE, a operação reúne profissionais de órgãos envolvidos na segurança viária e atendimento às vítimas do trânsito. Participam da blitz os arte-educadores da Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU), Operação Lei Seca (OLS), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e Departamento de Estradas de Rodagens (DER).

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL