Diario de Pernambuco
Busca

MEIO AMBIENTE

Desmatamento na Amazônia Legal bate recorde dos últimos 15 anos

Publicado em: 17/08/2022 22:40

 (Foto: Carlos Fabal/AFP)
Foto: Carlos Fabal/AFP
Dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) referentes ao desmatamento da Amazônia Legal em 2022 divulgados nesta quarta-feira (17) mostram que a área de floresta devastada foi a maior dos últimos 15 anos. A alta nos números de deflorestação quando comparados ao ano passado foi de 29%, enquanto o desmate cresceu 3% na região amazônica como um todo.

Ainda de acordo com o levantamento, de agosto de 2021 a julho de 2022, foram derrubados 10.781 km² de floresta, o que equivale a sete vezes a cidade de São Paulo, que tem 1.521 km². Segundo o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), do instituto, esta é a segunda vez consecutiva em que mais de 10 mil km² do bioma é atingido no período.

Nos cinco primeiros meses deste ano, a área destruída já correspondia a 2 mil campos de futebol por dia de mata nativa. A pesquisa do Imazon mostra também que 36% do desmatamento ocorreram na divisa Amazonas-Acre-Rondônia, região conhecida como Amacro — uma alta de 29% de desflorestação na área comparada com a pesquisa do ano passado.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL