Diario de Pernambuco
Busca

ELEIÇÕES 2022

Datafolha: 51% dizem não votar em Bolsonaro de jeito nenhum

Publicado em: 18/08/2022 19:21

 (Foto: Isac Nóbrega/PR)
Foto: Isac Nóbrega/PR
Jair Bolsonaro (PL) é o candidato à Presidência mais rejeitado pelo eleitorado brasileiro. Ele foi apontado por 51% dos entrevistados da nova rodada da pesquisa Datafolha, publicada nesta quinta-feira (18), como uma opção em que não votariam "de jeito nenhum".

Apesar de ainda ter a maior taxa, a rejeição do presidente está em queda desde maio, quando registrou 54% — em junho, percentual foi de 55% e, em julho, de 53%. A oscilação, no entanto, está prevista dentro da margem de erro de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o segundo com maior índice de rejeição, com 37%. Ao contrário de Bolsonaro, o petista mostra uma oscilação para cima da taxa de rejeição dos eleitores — em maio foi de 33%, em junho subiu para 35% e para 36% em julho.

A pesquisa foi realizada entre terça (16) e hoje (18) e entrevistou 5.744 pessoas, acima de 16 anos, em 281 cidades. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº BR-09404/2022.

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi contratada pela empresa Folha da Manhã S/A, que edita o jornal Folha de S.Paulo, e pelo grupo Globo ao custo de R$ 473.780.

Eymael (DC) é o terceiro mais rejeitado, com 19%; seguido por Léo Pericles (UP) e Vera (PSTU), ambos com 18%. Simone Tebet (MDB) e Felipe D'Ávila (Novo), são rejeitados por 17% dos entrevistados. Já Soraya Thronicke (UB) e Sofia Manzano (PCB) têm 16% do índice.

Outros 3% não souberam responder, 2% rejeitam todos, enquanto 1% não rejeita nenhum. Pablo Marçal (Pros) registrou 18%, mas não entrou na lista por ter a candidatura contestada pelo partido, que decidiu apoiar Lula.

A nova rodada do Datafolha é a primeira feita pela empresa após o início do pagamento do Auxílio Brasil, com a nova parcela de R$ 600, feito em 9 de agosto. Considerada uma medida eleitoreira, o resultado da pesquisa mostra uma pequena mudança na rejeição de Bolsonaro.

A pesquisa também mostrou que Bolsonaro cresceu três pontos na intenção de votos para a Presidência e marcou 32%. Lula se manteve estável com o mesmo percentual do último levantamento: 47% da preferência do eleitorado. O petista também conquistou 51% dos votos válidos, suficiente para vencer no primeiro turno das eleições de outubro.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL