Diario de Pernambuco
Busca

ELEIÇÕES

Ciro Gomes se compromete a propor um código de leis trabalhistas

Publicado em: 19/08/2022 07:32

 (Foto: Ed Alves/CB)
Foto: Ed Alves/CB
O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, afirmou que, se eleito, vai propor um novo código de leis trabalhistas para o país, de maneira a atualizar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

"Um governo meu estará comprometido com a proteção do trabalho e da renda do trabalho, mas com um olho na eficiência sistêmica e na produtividade da economia brasileira, que está perdendo produtividade", destacou, durante participação no ciclo de debates promovido pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

De acordo com Ciro, empresários serão consultados sobre a proposta, que estará alinhada com "as melhores práticas internacionais".

O candidato voltou a prometer um programa federal de renda mínima que pague um auxílio mensal de R$ 1 mil às famílias com renda per capita igual ou inferior a R$ 417 por mês. "Será um programa com status constitucional e fontes de recursos identificados", destacou ele, defensor de uma reforma tributária com unificação de seis tributos em um único imposto, o IVA.

Ciro atribuiu à taxa de juros a atual situação de baixo crescimento da economia e o elevado índice de desemprego e desestruturação do quadro fiscal. Após dizer que a elite brasileira está viciada em juros altos, foi aplaudido pelos empresários e políticos que acompanhavam o evento.

"A meu ver, a estagnação que nos trouxe a essa década toda perdida é o modelo econômico cujo a grande variável é o juro muito alto. E se o juro é muito alto, você erode completamente a economia popular, o consumo despenca. Nós estamos com a menor renda mínima histórica", salientou.

Nome limpo
O pedetista disse que o seu programa de reestruturação de dívidas vai abranger, também, um contingente de seis milhões de empresas que hoje estão com os CNPJs na lista de devedores dos serviços de proteção de crédito.

Segundo ele, o programa Nome Limpo pretende tirar dos SPCs pessoas físicas e empresas negativadas a taxas de juros menores do que as que são cobradas hoje em qualquer renegociação de dívidas.

Com isso, ele acredita que alavancará a economia por meio do aumento do consumo e emprego. "Vamos caminhar na direção de consolidar o crédito empresarial, que é a premissa do investimento", afirmou, acrescentando que o atual modelo econômico é que tem impedido o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de crescer de forma sustentada há 40 anos.

Outro passo que Ciro promete dar, caso seja eleito, é retomar 14 mil obras públicas paralisadas para gerar cinco milhões de empregos em dois anos. "Isso está tudo estudado, mas o grande objetivo é a construção civil, subir as favelas, dar o título da terra, financiamento de moradias em 36 meses", destacou.
Tags: trabalhistas | leis | codigos | ciro |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL