Diario de Pernambuco
Busca

TRÂNSITO

Cartilha educativa "Crianças para o Trânsito" começa a ser distribuída no Recife

Publicado em: 09/08/2022 15:01

 (Foto: Josenildo Gomes/CTTU.
)
Foto: Josenildo Gomes/CTTU.
A Prefeitura do Recife, lançou, nesta terça-feira (9), a cartilha "Crianças para o Trânsito", com informações e atividades sobre condutas seguras na mobilidade. O material será distribuído para alunos das redes pública e privada de ensino a partir dos cinco anos. A Liga da CTTU fará interações com as crianças utilizando o conteúdo da cartilha.
 
Além desse material, a Liga da CTTU lançou um tapete em formato de jogo de tabuleiro com perguntas e respostas sobre o trânsito. Na brincadeira, os pequenos recebem informações sobre segurança viária como a necessidade de utilizar a faixa de pedestres, respeitar os espaços de pedestres e ciclistas, além dos significados das cores dos semáforos.
 
Maria Luíza Araújo, de cinco anos, foi a vencedora do jogo no tapete e contou o que aprendeu na brincadeira: "eu gostei muito porque o meu time ganhou, aprendi sobre as cores dos sinais e que todo mundo tem que respeitar a calçada e a faixa de pedestres", disse.
 
"Diversificar o material utilizado nas escolas para educação no trânsito é essencial. Inicialmente, a Liga da CTTU vai fazer atividades com as crianças, mas esse é um instrumento que os próprios professores podem utilizar em sala de aula para formar os pequenos quanto à mobilidade segura", destaca a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.
 
Educação para o trânsito 
O Programa de Educação para o Trânsito do Recife tem o objetivo de conscientizar a população para o respeito na mobilidade urbana, de forma que os veículos maiores protejam os menores e juntos todos protejam o pedestre, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. A CTTU trabalha em diversas frentes para educação no trânsito como a Liga da CTTU, com atividades lúdicas, além do Projeto Orientadores de Trânsito, localizado em vários pontos da cidade para alertar condutores e pedestres sobre boas práticas na mobilidade. As equipes de educação também oferecem cursos para entregadores motociclistas e ciclistas sobre pilotagem defensiva, além de cursos aos motoristas de ônibus para respeito aos ciclistas no trânsito. Em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, é feito, também, campanha de mídia de massa para conscientizar a população contra fatores de riscos como o excesso de velocidade.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL