Diario de Pernambuco
Busca

ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro participa do lançamento da candidatura de Tarcísio em SP

Publicado em: 18/08/2022 08:32

 (Foto: MAURO PIMENTEL / AFP)
Foto: MAURO PIMENTEL / AFP
Após lançar a campanha à reeleição em Minas Gerais, na terça-feira, o presidente Jair Bolsonaro (PL) desembarca, hoje, em São Paulo, principal colégio eleitoral do país, que concentra 22,16% dos eleitores brasileiros. O chefe do Executivo participará do lançamento oficial da candidatura do ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos) ao governo de São Paulo.

Ontem, Bolsonaro passou a manhã em um estúdio do PL, em uma casa no Lago Sul, gravando comerciais eleitorais ao lado do ex-ministro. Um dos vídeos foi publicado pelo candidato a vice-governador na chapa de Tarcísio, o ex-prefeito de São José dos Campos Felicio Ramuth (PSD), no qual os dois convocam a população para uma motociata com o presidente, a partir das 9h30, na cidade do Vale do Paraíba.

Segundo a última pesquisa Ipec, em São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com 43% das intenções de votos, e Bolsonaro tem 31%. O mesmo levantamento mostrou que na briga pelo governo paulista o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) está à frente na disputa, aparecendo com 29%, enquanto Tarcísio soma 12%. Já Rodrigo Garcia (PSDB) aparece com 9%.

Em outra frente, o vice na chapa de Bolsonaro, o general da reserva Braga Netto, intensificou a ofensiva de campanha. Ontem, ele esteve em Ribeirão Preto (SP). Hoje, viaja a Barretos (SP), onde conversará com representantes do agronegócio. Amanhã, passará pelo Rio de Janeiro, onde se encontrará com empresários locais e participa de uma cerimônia de entrega de medalha da Polícia Militar. No sábado, ao lado de Bolsonaro, estará na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ).

Na agenda oficial do presidente, constou uma reunião com Pedro Cesar Sousa, subchefe para Assuntos Jurídicos da Secretaria-Geral da Presidência da República, e com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. Fora da agenda, o chefe do Executivo se reuniu, no fim da tarde, com prefeitos da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Registro eleitoral
O vice-procurador-geral eleitoral Paulo Gustavo Gonet Branco requereu, na terça-feira, que Bolsonaro seja intimado a "sanar falhas" em seu registro de candidatura à reeleição.

A Procuradoria-Geral Eleitoral aponta que algumas das certidões anexadas por Bolsonaro ao seu pedido de registro de candidatura não foram emitidas para fins eleitorais, como determina resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Gonet Branco pede que o chefe do Executivo reapresente as certidões de 1ª instância da Justiça Estadual e as certidões de 1ª e 2ª instâncias da Justiça Federal da circunscrição de seu domicílio eleitoral, o Rio de Janeiro.

"O Ministério Público requer a intimação do candidato para sanar as falhas constatadas, sob pena de indeferimento do registro", registra o documento.

Também houve pedidos de intimação em relação a pedidos de candidatura dos outros três principais nomes da corrida à Presidência — o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a senadora Simone Tebet (MDB) e de Ciro Gomes (PDT).

Na segunda-feira, Gonet Branco sustentou que faltavam, no pedido de candidatura de Lula, certidões criminais de 1ª e 2ª instâncias da Justiça Estadual, expedidas para fins eleitorais, e um outro documento atualizado com informações sobre a situação de processos nos quais o candidato figura como parte. A defesa do petista já respondeu ao vice-PGE.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL