Diario de Pernambuco
Busca

MÚSICA

45 anos sem Elvis Presley: relembre o legado do rei do rock

Publicado em: 16/08/2022 19:30

 (Foto: AFP Photo)
Foto: AFP Photo
Há 45 anos, um dos maiores artistas musicais da época deixava os fãs após um ataque cardíaco. Elvis Presley morreu na própria mansão em Memphis, Tennessee, aos 42 anos de idade, porém o legado que deixou segue vivo até os dias de hoje. A presença marcante do artista perpetuou seu nome no mundo do cinema e, principalmente, da música.

Nos palcos, Elvis chamava atenção ao inovar com maneirismos exagerados, rebolados vistos como provocativos e indecentes na época. Utilizava figurinos extravagantes e topete característico. Soma-se a isso o timbre de voz único. Não é à toa que o músico conquistou uma verdadeira legião de fãs dedicados, e seu visual tão característico é marca registrada do cantor e reproduzido até hoje de maneira inconfundível.

Presley até chegou a tentar carreira em Hollywood, mas era a cena musical a sua real área de maestria. Nascido em Tupelo, Mississipi, mudou-se com a família para uma simples comunidade negra em Memphis quando era criança. Foi lá que passou boa parte da adolescência e teve primeiro contato com a música. Naquele período, o jovem rapaz foi grandemente impactado pelo gospel, rhythm and blues e country afro-americanos, estilos que viriam a influenciar as obras de Elvis Presley até o fim de sua vida.

Ele não foi o criador do rock, mas foi um importantíssimo precursor da miscigenação do estilo musical em larga escala. Nunca se considerou o “rei do rock”, atribuindo o título Fats Domino durante uma coletiva de imprensa. Ainda assim, a exaltação musical de Elvis acima dos criadores negros das técnicas que ele usava sempre foi a realidade naquela conuntura.

A morte do cantor, em 16 de agosto de 1977, abalou profundamente os Estados Unidos e rendeu boatos duradouros de que o mesmo permanecia vivo, típicos de quando um artista tão popular nos deixa,o mesmo ocorreu após notícia da morte de Michael Jackson. Mesmo que Elvis Presley tenha partido há exatos 45 anos, ainda hoje encontra-se no pódium de artistas mais vendidos de todos os tempos.

Este ano, foi homenageado com a cinebiografia Elvis, dirigida pelo aclamado cineasta Baz Luhrmann e distribuída pela Warner Bros. Pictures. O filme foi lançado em 14 de julho e parte de uma premissa inovadora, ao trazer a história do artista narrada pela perspectiva do empresário Coronel Tom Parker. Dessa forma, o público encontra-se diante da relação conturbada e abusiva que Presley teve com o homem. O rei do rock foi interpretado por Austin Butler e, ao longo da produção, é possível conhecer a versão mais vulnerável e humana da “lenda para além dos palcos”. Tendo sob os holofotes o estrelato sem precedentes do cantor, a cinebiografia entregue por Luhrmann chegou aos cinemas para apresentar às gerações mais novas o fenômeno que foi Elvis Presley.

Atualmente, Elvis possui mais de 16 milhões de ouvintes mensais no Spotify. Relembre a trajetória do músico com os maiores sucessos de seu repertório:

Can’t help falling in love
Suspicious minds
Burning love
Always on my mind
Jailhouse rock
Heartbreak hotel
Hound Dog
A little less conversation
Unchained melody
(You´re the) Devil in disguise

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL