Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

VARÍOLA DOS MACACOS

Varíola dos macacos: Ministério da Saúde confirma novo caso suspeito no DF

Publicado em: 01/07/2022 20:36

 (Foto: Reprodução/CDC)
Foto: Reprodução/CDC
O Distrito Federal tem mais um paciente com suspeita de ter contraído a varíola dos macacos (monkeypox). Com isso, agora são dois os casos em investigação na capital da república. A informação foi confirmada ao Correio pelo Ministério da Saúde na tarde desta sexta-feira (1).

Procurada, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) afirmou que ainda aguarda o resultado do exame laboratorial do primeiro caso suspeito, de um homem de faixa etária entre 20 e 29 anos, que se encontra bem e em casa. A história foi revelado pelo Correio em 21 de junho passado. Sobre o caso mais recente, a pasta declarou que se trata de um homem, de 30 a 39 anos, que retornou recentemente de uma viagem internacional.

A varíola dos macacos é uma infecção viral rara e a maioria dos pacientes se recupera em algumas semanas, segundo o sistema público de saúde do Reino Unido (o SUS britânico). Geralmente, os sintomas são parecidos com os de uma gripe e há inchaço de gânglios linfáticos. Posteriormente, progride para uma erupção de bolhas pelo corpo todo.

Nota técnica

Com o avanço de casos no país, a secretaria distribuiu uma nota técnica aos profissionais de saúde das redes pública e privada, com orientações para tratamento e manejo da doença. As instruções da nota técnica pontam que os pacientes suspeitos devem ser mantidos em uma área separada até receber o atendimento médico, encaminhando o paciente para uma ala de isolamento com outras pessoas o mais rápido possível.

No Brasil

Segundo o ministério, no Brasil, 48 casos da monkeypox foram confirmados até agora. O detalhamento traz um caso confirmado em Minas Gerais; dois no Rio Grande do Sul; um no Ceará; oito no Rio de Janeiro; e 36 em São Paulo.

Outros 47 casos estão em investigação pela pasta nacional, sendo o mais novo suspeito confirmado no Distrito Federal nesta sexta-feira (1). 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevistas com dr. Heitor Medeiros e André Navarrete (Innovation Meeting)
Em busca de água, indígenas brasileiros encontram novo lar
Manhã na Clube: entrevista com Carlos Veras (PT), deputado federal
China executa maiores exercícios militares em décadas
Grupo Diario de Pernambuco