Diario de Pernambuco
Busca

DINAMARCA

Três pessoas morrem durante tiroteio em shopping de Copenhague

Publicado em: 04/07/2022 08:14

 (Foto:  AFP)
Foto: AFP
Munido com o que parecia ser um rifle, um jovem dinamarquês de 22 anos causou pânico em um shopping center em Copenhague, capital da Dinamarca, no fim da tarde de ontem. De acordo com a polícia, três pessoas morreram no ataque e três ficaram feridas. O atirador foi preso. Em uma entrevista coletiva, o inspetor-chefe Soren Thomasen disse que os motivos do crime não foram esclarecidos, mas que “um ato de terrorismo não pode ser excluído”.

O atirador, que, segundo testemunhas, portava “uma arma impressionante”, foi capturado logo após a chegada da polícia ao shopping Fields, localizado entre o centro da cidade e o aeroporto. Segundo o inspetor-chefe, nada indicava, até a noite de ontem, que outras pessoas tenham participado do massacre.

O ataque começou às 17h30 (hora local) e causou um movimento de pânico. Muitas pessoas passaram pelo centro comercial antes de um show do cantor britânico Harry Styles começar em uma sala de concertos próxima. O evento foi cancelado e, pelas redes sociais, o artista se solidarizou com as vítimas.

De acordo com entrevistados pela mídia dinamarquesa, o suspeito tentou enganar as vítimas, dizendo que sua arma era falsa, para aproximá-las. “Ele era psicopata o suficiente para perseguir pessoas, mas não fugiu”, disse uma testemunha entrevistada pela televisão pública DR.

Pânico
 
Mais de 100 pessoas saíram correndo do shopping quando os primeiros tiros foram ouvidos, de acordo com fotografias divulgadas após o incidente. Outras tiveram que ficar no shopping. A polícia chegou a pedir às que ainda estavam no prédio que ficassem lá dentro. “De repente ouvimos tiros, ouvi dez tiros e corremos o mais rápido que podíamos para o banheiro”, disse Isabella, que não forneceu seu sobrenome, ao DR. Ela se escondeu lá por duas horas.

“Minhas filhas estavam planejando ir ao show de Harry Styles. Elas me ligaram para dizer que alguém estava atirando. Elas estavam em um restaurante quando aconteceu”, disse Hans Christian Stolz, um sueco de 53 anos, à agência de notícias France Presse. “No começo, pensamos que eram pessoas correndo porque viram Harry Styles, depois percebemos que eram pessoas em pânico. (...) Corremos por nossas vidas”, acrescentou Cassandra, uma das filhas de Hans Stolz.

Algumas imagens mostraram equipes médicas carregando uma pessoa ferida em uma maca, bem como mães confortando seus filhos nos braços.

O último ataque em Copenhague ocorreu em 14 e 15 de fevereiro de 2015, quando uma série de tiroteios reivindicados por islâmicos radicais causou duas mortes e deixou cinco feridos.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL