Diario de Pernambuco
Busca

Prevenção

Prefeitura do Recife promove ações de prevenção das arboviroses em polos de São João neste sábado (2)

Publicado em: 01/07/2022 18:46

 (FOTO: IKAMAHÃ / SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE)
FOTO: IKAMAHÃ / SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE
Neste sábado (2), das 8h às 13h, a Prefeitura do Recife vai promover ações de enfrentamento das arboviroses nos polos de São João da cidade. Os agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) da Secretaria de Saúde do município inspecionarão as áreas no entorno dos polos montados nos bairros do Cordeiro, Imbiribeira e Brasília Teimosa para identificar e tratar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Além disso, os profissionais também passarão orientações para a população sobre como evitar a proliferação do transmissor da dengue, zika e chikungunya. 

Durante as ações, os profissionais da  Vigilância Ambiental do Recife percorrerão os locais para verificar a existência de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Nos espaços em que eventualmente sejam encontrados indícios do vetor, será feita a eliminação mecânica dos focos e aplicação de larvicida biológico nos depósitos de água. "Essas ações de enfrentamento já fazem parte da rotina dos asaces do Recife, mas neste momento de festa precisamos intensificar as inspeções. Como o fluxo de pessoas nesses locais vai aumentar, as ações visam diminuir o risco de adoecimento em função das arboviroses", destaca a gerente de Vigilância Ambiental do Recife, Vânia Nunes. 

Nas abordagens, os asaces também realizam um trabalho educativo com a população sobre como prevenir as arboviroses mais comuns, como dengue, chikungunya e zika, além de outras doenças. É importante lembrar ainda que as chuvas intermitentes associadas às altas temperaturas registradas na cidade são um período propício para a proliferação desse mosquito. Por isso, os recifenses não podem descuidar das ações de prevenção em casa, já que 80% dos focos dos mosquitos são encontrados dentro das residências. 

BORA SE CUIDAR CONTRA O MOSQUITO - Para realizar denúncias de possíveis focos, a Prefeitura do Recife disponibiliza a plataforma Bora Se Cuidar contra o Mosquito no site ou no app Conecta Recife. A ferramenta permite que os moradores do Recife acionem a Vigilância Ambiental de forma rápida e eficiente, utilizando geolocalização. A população ainda pode utilizar a Ouvidoria do SUS, através do telefone 0800 281 1520, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ou no site da Prefeitura do Recife, em qualquer horário.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL