Diario de Pernambuco
Busca

EXPORTAÇÕES

Índia restringe exportações de farinha por escassez mundial de trigo

Por: AFP

Publicado em: 07/07/2022 10:07

 (Foto: Naveed Ahmed/ Unsplash)
Foto: Naveed Ahmed/ Unsplash
A Índia vai impor restrições à exportação de farinha em uma nova tentativa de ajudar o mercado nacional diante da crise global do trigo.

As exportações de grãos de trigo registraram forte queda em maio para reforçar as reservas do país, devido à escassez mundial e o aumento dos preços provocado pela invasão da Ucrânia pela Rússia.

A Direção Geral de Comércio Exterior anunciou que os exportadores de farinha precisarão de aprovação prévia do governo, com o objetivo de manter a qualidade e estabilizar os preços internos.

"As interrupções globais no fornecimento de trigo e farinha de trigo criaram muitos novos atores no mercado e levaram a flutuações de preços e problemas relacionados à qualidade", afirmou a agência reguladora em um comunicado. 

A Índia proibiu todas as exportações de grãos de trigo sem a aprovação do governo em maio, o que provocou um aumento recorde nos preços mundiais e críticas de outros países.

Juntos, Rússia e Ucrânia são responsáveis por quase 25% da oferta mundial de trigo, mas a guerra em curso prejudica a cadeia de abastecimentos e provoca escassez mundial. 

O trigo é o principal cereal da Índia, o segundo maior produtor mundial deste grão, depois da China.

A Índia produziu 109 milhões de toneladas de trigo no ano passado, mas exportou apenas sete milhões de toneladas.

Uma onda de calor em março e abril provocou uma queda de quase 5% na colheita de trigo, o que gerou temores de escassez no mercado interno. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL