Diario de Pernambuco
Busca

SAÚDE

Com foco no ENEM, projeto pioneiro voltado à saúde mental dos adolescentes começa no Recife

Publicado em: 06/07/2022 11:30

Porto Seguro nasce de uma necessidade identificada por uma das criadoras do proposta 
 (Divulgação)
Porto Seguro nasce de uma necessidade identificada por uma das criadoras do proposta (Divulgação)
Joana Caldas, de 37 anos, é psicóloga e trabalha há mais de uma década no ambiente escolar. Entretanto, foi uma realidade vivenciada dentro de casa que a fez perceber com outros olhos as angústias enfrentadas pela filha, que tenta o vestibular para o curso de medicina pela quarta vez. “Com a realidade da pandemia da Covid-19, eu vi minha filha viver trancada dentro do quarto, da cama para a mesa de estudos - onde ficava até 11h do dia em aulas online. Isso é desumano, porque somos seres sociáveis e precisamos do diálogo e da interação com o outro para o equilíbrio de nossa saude psíquica”, explicou. E foi assim que ela se aliou à também psicóloga escolar Marcela Allain e fez nascer o Projeto Porto Seguro, um espaço voltado para o acompanhamento terapêutico, individual e coletivo, de adolescentes e de seus familiares.

O programa consiste num trabalho focado em grupos terapêuticos, onde os jovens têm liberdade para compartilhar dúvidas e sentimentos sobre as questões que mais os angustiam. “Pensar sobre adolescentes, me faz refletir sobre acolhimento. Porque estamos falando de pessoas ainda em formação, mas que são cobradas com demandas similares às da vida adulta. É preciso um ambiente em que eles se reconheçam, porque são inúmeras as cobranças e há pressão sobre uma prova que pode decidir toda uma vida. Na maioria das vezes, o que vemos são adolescentes provocados a uma realidade de competição, onde não há espaço para vulnerabilidades. Mas é preciso compreender que há inúmeras questões em jogo, pois vivenciamos várias questões em nossas vidas e elas estão interligadas”, pontuou Marcela Allain, cocriadora do projeto, que também atua na área.

Um olhar mais atencioso aos adolescentes em um mundo pandêmico se mostra cada vez mais urgente, haja vista os casos noticiados no últimos meses de crises coletivas de pânico e ansiedade em estudantes de escolas de referência do estado. Em menos de dois meses, foram pelo menos 60 adolescentes em momentos de choro e descontrole emocional. E há relatos semelhantes espalhados pelo país: um estudo feito pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e o Instituto Ayrton Senna, com estudantes da rede municipal paulista de ensino fundamental e médio, apontou que cerca de dois terços das crianças e adolescentes já apresentam sintomas de depressão e ansiedade.

No outro lado da balança está o desconhecimento. Um levantamento feito pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pela organização Viração Educomunicação revelou que metade dos adolescentes e jovens de todo o Brasil sentiu necessidade de pedir ajuda sobre saúde mental recentemente - no entanto, 50% deles não conheciam serviços ou profissionais dedicados a apoiar adolescentes na área da saúde mental. "Esses dados mostram como é preciso que sejam construídos espaços de acolhimento e escuta voltados para eles (os adolescentes). Muito se discute sobre a juventude e os desafios enfrentados pelos jovens, sem que esses jovens sejam protagonistas do debate. Além disso, é fundamental o envolvimento da família e do ambiente escolar, porque, normalmente, são as primeiras pessoas buscadas quando de um pedido de ajuda", esclareceu Joana.

CALENDÁRIO
O Projeto Porto Seguro está com inscrições abertas. Serão montados grupos de acolhimento com até 10 jovens para encontros semanais e presenciais até o mês de novembro - quando há a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os pais também são integrados ao processo terapêutico, com momentos mensais, presenciais ou remotos, para escuta e o diálogo com eles. Gestores e profissionais da educação também poderão formar grupos. As inscrições para o Projeto Porto Seguro podem ser feitas pelo email projetoportosegurope@gmail.com ou pelo fone (81) 99491-5676.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL