Diario de Pernambuco
Busca

ESTADOS UNIDOS

Autor de massacre no Dia da Independência dos EUA queria cometer segundo ataque

Publicado em: 07/07/2022 09:01

 (Foto: Max Herman/AFP)
Foto: Max Herman/AFP
Robert E. Crimo III, 21 anos, estava a caminho de cometer outro atentado quando foi preso pela matança de sete pessoas durante a parada cívica de 4 de julho, em Highland Park, a 43km de Chicago. O rapaz confessou à polícia que fez os disparos e contou que fugiu de carro para Madison (Wisconsin), onde "viu mais celebrações" e "considerou seriamente usar a arma que tinha no veículo para realizar outro ataque", informou Christopher Covelli, da polícia de Highland Park. 

Diferentemente do massacre em Illinois, planejado durante semanas, o segundo atentado seria improvisado. Depois de ser preso, na segunda-feira à noite, perto de Chicago, Crimo "forneceu uma declaração voluntária aos investigadores confessando seus atos", em videoconferência perante um juiz, relatou o promotor assistente Ben Dillon. Crimo foi formalmente acusado de sete homicídios em primeiro grau e teve negada a liberdade sob fiança. Durante a declaração ao magistrado, o atirador — com cabelo comprido e tatuagens no pescoço e rosto — se manteve apático o tempo todo. 

Uma nova audiência ante outro juiz do Tribunal de Waukegan está agendada para daqui a exatamente três semanas. Se a Corte considerar Crimo culpado, ele será sentenciado à prisão perpétua, sem possibilidade de liberdade condicional. 

Morador de Highland Park, Miles Zaremski, 73 anos, estava na parada de 4 de julho. Ele contou ao Correio que não viu o atirador, mas testemunhou a carnificina. "Ouvi os tiros e vi pelo menos três mortos, em meio a poças de sangue. Um garoto parecia muito pálido, estava nos braços de seus pais, que gritavam por um médico. Senti o estômago embrulhar ao ver pessoas sangrando, após serem atingidas pelas rajadas de uma arma de guerra que não pertence às ruas dos EUA ou do Brasil", desabafou. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL