Diario de Pernambuco
Busca

ASSISTÊNCIA

A Prefeitura de Paulista, Ministério Público e Conselho da Criança e do Adolescente realizam visitas a empresas da cidade

Publicado em: 06/07/2022 12:13

 (Foto: Divulgação. )
Foto: Divulgação.
Visando a promoção da inclusão social e a articulação de encaminhamentos ao mercado de trabalho para jovens em situação de vulnerabilidade social, em acolhimento institucional, além dos que cumprem medidas socioeducativas, empresas do município do Paulista estão recebendo visitas da gestão municipal, juntamente com o Ministério Público e outras entidades. 
 
Por meio das secretarias de de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cultura, Esporte e Juventude, a Prefeitura do Paulista visitou, nesta terça-feira (05), empresas do setor de supermercados e atacadistas, a convite do Ministério Público da cidade e do Conselho da Criança e do Adolescente de Paulista. 
 
O objetivo é educativo e ainda o de recolhimento de informações e dados que permitam mapear as necessidades dos estabelecimentos comerciais  referente a mão de obra para contratação de menores aprendizes, jovens dentro destes contextos sociais, na faixa de idade entre 16 a 21 anos, cadastrados nos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (CREAS) da Prefeitura e CAVIDA. O intuito é também o de beneficiar ainda: pessoas com limitações motoras, visuais, auditivas e intelectuais, com a expectativa de combater, de modo efetivo, a situação de segregação em que se encontram esses grupos e a falta de oportunidades como cidadãos na sua inserção no mercado de trabalho no município.
 
Para a promotora da Vara da Infância e Juventude do Ministério Público de Paulista, Rafaela Melo de Carvalho, esse trabalho por meio de um conjunto de forças das entidades do poder público do município é de grande importância para beneficiar as famílias desses jovens. 
 
"Já temos resultados concretos nesse sentido, a exemplo da rede do Atacadão, em Paulista, que recebeu 10 jovens atendidos; e da (indústria) Raymundo da Fonte, que abriu a oportunidade de cinco vagas; bem como de outras empresas que também estão aderindo a esse trabalho de inclusão [UTF-8?]socialâ€, comemorou a promotora.
 
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Raimundo Lopes, expressou a expectativa em proporcionar o acesso desses jovens no mercado formal de trabalho e sua importância. "Ficamos contentes por participar das visitas às empresas em parceria com o Ministério Público, pois, ações como essas estão de acordo com o perfil e modelo gestor desenvolvido pela gestão municipal, que tem como uma das suas prioridades, trazer e incluir os jovens no mercado de trabalho na cidade, principalmente os menos assistidos", declarou Lopes.
 
Na ocasião, o presidente do Conselho da Criança e do Adolescente de Paulista (COMCAP), João Soares, frisou que as visitas são de suma importância para atender aos jovens."Estamos colocando em prática mecanismos como este, em parceria com os órgãos públicos da cidade e a iniciativa privada para ampliar as vagas e ofertas de emprego a toda uma população desprovida e que até o momento tem sido pouco atendida. Nesse sentido, a parceria do Conselho da Criança, o Ministério Público e a Prefeitura de Paulista, nos permitirá minimizar os efeitos que a vulnerabilidade causada aos jovens nessa situação e suas família", ressaltou João Soares. 
 
"Atualmente, temos um banco de dados de mais de 40 jovens, que estamos atendendo, fazendo todo o estudo técnico, providenciando tudo para os que não tem, por exemplo, documento de identidade, CPF, título de eleitor, bem como histórico escolar, para que tenham a documentação necessária para serem empregados", completou o presidente do COMCAP.
 
Segundo o superintendente de Políticas de Juventude da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Juventude, Raul Ribeiro, o trabalho que está se desenvolvendo nessa parceria cria uma ferramenta extremamente útil para ajuda efetiva aos jovens. "Estamos ouvindo dos empresários suas necessidades sobre vagas de trabalho, e assim podermos ofertar aos jovens que precisam dessas oportunidades, os cursos de qualificação. Atualmente, estamos trabalhando com o SENAC PAULISTA, formando 35 jovens selecionados por meio do cadastro no Cadastro Municipal de Juventude e Esporte (CADJUVE) nos cursos de Licitação e Contratos e de Assistente Financeiro. Assim que finalizarem, dia 10 de julho, eles receberão sua certificação e estarão aptos para ingressar no mercado", assegurou.
 
Para o gerente geral do Assaí Paulista, André Araújo, uma das empresas visitadas na ação, a iniciativa traz uma excelente oportunidade para as empresas. "Temos muito interesse nesse trabalho que os órgão públicos da cidade, como a prefeitura de Paulista, o Ministério Público e o Conselho da Criança e Adolescente, estão nos apresentando. Existe uma dificuldade em conseguir mão de obra qualificada e direcionada às necessidades do mercado de trabalho no município, e agora com essas informações poderemos contratar jovens que morem em Paulista para nossas operações", finalizou André.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL