Diario de Pernambuco
Busca

São João

Prefeitura do Recife oferta serviços para a população no São João

Publicado em: 30/06/2022 17:30

 (Foto: Facebook / Reprodução)
Foto: Facebook / Reprodução
Amanhã (1), o Recife se prepara para viver um São João inesquecível após um hiato de três anos de saudade do fole, do forró e dos brinquedos que fazem a alegria e a tradição do ciclo junino. Com o tema "São João, nossa bandeira", a festa terá caráter também solidário com arrecadação de itens para as vítimas das chuvas no Sítio Trindade, que vai se transformar no epicentro da alegria e do reencontro com a cultura junina entre os dias 1 e 15 de julho, além de ofertar diversos serviços à população. Confira:

SAÚDE - Durante as festas juninas promovidas pela Prefeitura do Recife entre 1º a 15 de julho, serão ofertados testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (IST). Os exames, que estarão disponíveis no polo montado no Sítio Trindade, em Casa Amarela, detectam possíveis casos de HIV, sífilis e/ou hepatites B e C. Qualquer pessoa poderá ter acesso ao serviço e aqueles em que o resultado der positivo, o usuário receberá aconselhamento e será encaminhado para tratamento na rede municipal de saúde. Na atividade, ainda serão distribuídos preservativos, sachês de gel lubrificante e materiais educativos sobre IST.

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará a postos, com equipe de plantão, para realizar o monitoramento e investigação de casos de doenças de interesse à saúde pública, tentando conter, com agilidade, a transmissão de doenças e a ocorrência de surtos. Durante o período das festas, também serão realizadas orientações sanitárias nos comércios de alimentos e acolhidas as denúncias da população.

Além disso, no Sítio Trindade será montado um posto de saúde com médico, enfermeiro e técnico de enfermagem prontos para atender à população. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Metropolitano do Recife também vai estar com uma ambulância de prontidão no local durante os dias de festa.

A Gerência de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas executará a estratégia da Política de Redução de Danos no Consumo de Álcool, Fumo e Outras Drogas, com intervenções educativas e distribuição de insumos para quem for curtir a festa. Agentes redutores de danos vão fazer abordagens, entrega de preservativos masculinos, camisinhas femininas e gel lubrificante, além de troca de garrafas de vidro por plásticas. Além disso, arte-educadores apresentarão esquetes teatrais sobre a política de redução de danos no consumo de álcool, fumo, crack e outras drogas.

De olho nas crianças - Para tornar a celebração ainda mais divertida e segura, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, por meio da Gerência da Criança e do Adolescente, vai sensibilizar as famílias e identificar as crianças com o empulseiramento durante os festejos juninos que serão realizados no Sítio da Trindade. A ação será realizada nos dias 1, 2, 3, 8, 9, 10 e 15, quando as crianças que chegarem ao Sítio da Trindade receberão uma pulseira com nome completo e contato dos responsáveis. O Empulseiramento será realizado das 16h às 20h.

Recife Sem Preconceito e Discriminação - Durante a comemoração dos festejos juninos, nas sextas, sábados e domingos, a Secretaria Executiva de Direitos Humanos da Prefeitura do Recife, por meio da Gerência da Livre Orientação Sexual, vai reforçar os serviços oferecidos à população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, com Campanha Recife Sem Preconceito e Discriminação.O objetivo é  chamar  a atenção da sociedade para o respeito às diferenças e a construção de uma sociedade mais justa e solidária. 

Para fomentar o debate e promover essa reflexão à Prefeitura do Recife vai divulgar as leis municipais 16.780/2002 e 17.025/2004 por meio de cartazes, adesivos de banheiros, cartilhas e folder com informações do Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBTI+ e da plataforma virtual para recebimento de denúncias de violência contra a população LGBTI do Recife.O trabalho de divulgação será realizado das 18h às 22h.

Durante os festejos também serão divulgados os serviços oferecidos pelo Centro de Referência em Cidadania LGBTI, localizado na  Rua dos Médicis, 86, Boa Vista, cujo atendimento é realizado de segunda a sexta, das 8h às 17h.O Centro  funciona desde 2014 e se trata de um espaço de promoção da cidadania e garantia de direitos de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, habilitado a fornecer orientações sobre direitos humanos e prestar atendimento especializado a vítimas de discriminação e violência homofóbica. O Centro conta com uma equipe interdisciplinar, formada por agente de direitos humanos, psicólogo, advogado e assistente social.

Plataforma Virtual LGBTI   - A Plataforma virtual para recebimento de denúncias de violência contra a população LGBTI do Recife pode ser acessada em encurtador.com.br/ciHQX
TAGS: testagem | lgbtqia | saúde | joão | são |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL