Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

CONGRESSO

Oposição pede retirada do estado de emergência da PEC que amplia auxílios

Publicado em: 30/06/2022 17:27

 (crédito: Roque de Sá/Agência Senado)
crédito: Roque de Sá/Agência Senado
A oposição segue insegura com o texto da PEC 1/2022 — substitutiva à antiga PEC 16, relatada pelo senador Fernando Bezerra (MDB-PE). A proposta prevê um aumento no Auxílio Brasil e, dentre outros benefícios, a criação de um voucher caminhoneiro — tudo a menos de 100 dias das eleições. A votação está marcada para esta quinta-feira (30).

O senador Jean Paul Prates (PT-RN), líder da minoria na Casa, protocolou, hoje, uma emenda com três sugestões de alteração no texto PEC, com objetivo de reduzir ambiguidades. A primeira sugestão é a supressão do caput do art. 120 a criação de um “estado de emergência que não encontra respaldo no arcabouço legal vigente, de sorte que prejudicaria o texto aprovado ao gerar insegurança sobre a exata extensão da aplicabilidade do dispositivo”, diz a emenda. Segundo os argumentos da oposição, o estado de emergência, previsto na PEC, é estratégia para blindar o presidente Jair Bolsonaro (PL) no âmbito de sanções da Lei Eleitoral.

O senador prossegue e reitera a proposta, feita ontem em plenário, de excluir o inciso 4º pois o mesmo autoriza “a utilização dos recursos a serem aprovados pelo Congresso Nacional para fins estranhos ao atendimento da população mais vulnerável”, lê-se no texto.

Por fim, Prates sugere a exclusão do dispositivo que autoriza o Ministério da Economia a escolher — sem licitação e sem limite de despesa — o agente operador do auxílio aos caminhoneiros, no valor de R$ 1 mil para cerca de 900 mil profissionais. Cabe ao relator da proposta, senador Fernando Bezerra (MDB-PE), acatar ou não a emenda. No entanto, Prates também pode pedir o destaque da emenda para votação à parte.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevistas com dr. Heitor Medeiros e André Navarrete (Innovation Meeting)
Em busca de água, indígenas brasileiros encontram novo lar
Manhã na Clube: entrevista com Carlos Veras (PT), deputado federal
China executa maiores exercícios militares em décadas
Grupo Diario de Pernambuco